Qual foi o faraó mais bondoso do Egito?

Perguntado por: uprates . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos
Aquenáton
Amenófis IV (anteriormente)
Reinado1352 a 1336 a.C. ou 1351 a 1334 a. C., XVIII dinastia
CorregênciaSemencaré
PredecessorAmenófis III

Ramsés II

Ramsés II era auto-intitulado como um dos maiores faraós do Egito, um homem que reinou por muito tempo, ergueu uma infinidade de monumentos em homenagem as suas vitórias e controlou o maior império já construído em toda a História do Egito.

Tutancâmon

Tutancâmon, o faraó menino.
Ele é o mais famoso dos faraós. Tutancâmon assumiu o poder quando tinha apenas 10 anos, mesmo assim foi rei apenas entre 1332 AEC e 1323 AEC. Não teve muitas realizações como governante, embora tenha feito diversas reformas religiosas. Muitas delas reparando alterações de seu pai, Akhenaton.

A tumba de Sethi é a maior de todas e uma das mais bem decoradas. Dizem que é bem interessante, mas não vale o valor cobrado. A de Ramsés VI possui as pinturas muito bem preservadas.

Maaibre Sheshi I

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

A pessoa mais rica de toda a história foi o imperador de Mali, Mansa Musa, do século 14. Ele dominava a maior produção de ouro do mundo, o Império do Mali e teria acumulado o valor hoje estimado em R$ 15,2 trilhões, ou seja, 15 vezes mais dinheiro que Musk.

De acordo com o Dr. C. W. Dixon, o Faraó morreu "de doença aguda aos 40 anos". Eram, porém, as marcas de pústulas no ca- dáver embalsamado e envolto de Ramsés V que nos faziam sus- peitar da acão fatal da varíola.

Amenófis

Amenófis, identificado com Belo, tornou-se faraó com a morte do pai, em 1511 a.C., reinou por dezenove anos e seis meses, morreu afogado no Mar Vermelho no dia 11 de maio de 1491 a.C. e foi sucedido por seu irmão Busíris e, mais tarde, por seus filhos Sethosis e Harmais.

Ramsés

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

Quando Abraão (Gn 12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades.

Ao todo, foram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus. Ptolomeu 1°, o fundador da dinastia, foi um dos principais generais de Alexandre, o Grande. Por essa razão, os Ptolomeus herdaram o Egito quando Alexandre morreu, em 323 a.C. Seu império, por ocasião de sua morte, abrangia da Grécia à Índia.

  • Ptolemeu XV Cesarião
  • Alexandre Hélio
  • Ptolemeu Filadelfo
  • Ptolemeu XIII Téo Filópator (de 50 a.C. a 48 a.C.)
  • Marco Antônio (de 32 a.C. a 30 a.C.)
  • Ptolemeu XIV (a 48 a.C.)

A morte de Cleópatra VII em 30 a.C. fez com que o milenar império egípcio chegasse ao fim após vários anos de fome, instabilidade interna e assédio dos romanos. Mas um novo estudo sugere que um fator muito importante, até então desconhecido, foi crucial para o fim do Antigo Egito: as erupções vulcânicas.

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

Acredita-se que ele morreu na praga final do Egito, a morte do primogênito.

Descontando as redundâncias, são 170 faraós que reinaram no Egito em ao menos 30 dinastias. Normalmente, as dinastias eram divididas por hereditariedade.

Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado.