Qual foi o erro de Thomas Malthus?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.

Críticas ao Malthusianismo
Uma das principais críticas que se faz a Malthus era que ele não contou com o progresso científico na agro-pecuária. Este fez que a produção de suprimentos fosse suficiente ou maior do que o crescimento populacional e possibilitasse que todos pudessem ser alimentados.

Apesar de suas previsões serem fundamentadas em dados demográficos de sua época, Malthus errou em subestimar os avanços tecnológicos nos processos de produção, que fizeram com que a oferta de recursos e alimentos se ampliasse muito acima do previsto.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica.

Sim. Na realidade, a gente pode verificar que a população do planeta está consumindo de modo cada vez mais acelerado. Nessa dimensão da realidade, tal fato representa um alerta com relação à capacidade produtiva (alimentos de origem animal e vegetal) em todas as partes do planeta.

Realizar a “sujeição moral”, ou seja, Malthus sugere que, para controlar a natalidade, as pessoas deveriam se sujeitar à abstinência sexual e ao casamento tardio; A prática da castidade antes do casamento.

O declínio populacional, portanto, traria boas notícia para o meio ambiente, com menos poluição e emissão de carbono. Eles também veem o crescimento da população como um “problema”, responsável pela fome, pobreza e desequilíbrio mundial.

Como solução para esse problema, Malthus propôs: *1 ponto. a) a difusão de métodos de controle da natalidade, como medicamentos e acessórios que inibissem a natalidade. b) o controle moral da população de baixa renda, que só deveria ter filhos caso pudesse sustentá-los.

Aprovada pela comunidade. Malthus era capitalista e Marx era socialista, o que por isso, havia uma grande rivalidade. A teoria Malthusiana é uma teoria burguesa, que visa beneficiar os mais ricos, justamente por isso se contrapõe à visão Marxista, que fala em igualdade social.

A demografia atual é a reformista, e o que contrapõe é em relação à pobreza, a malthusiana acredita que a superpopulação é a causa da pobreza, já a reformista acredita que a má divisão ou distribuição da renda é a causa principal da pobreza, além da exploração dos países pobres pelos países ricos.

Thomas Malthus foi um economista inglês, considerado o pai da Demografia, e sua grande contribuição foi a teoria de recursos finitos, que postula que os organismos aumentam suas populações em progressão geométrica, enquanto os recursos ou a produção dos mesmos aumenta em progressão aritmética.

A teoria reformista, também conhecida como teoria marxista, contrariava os pensamentos vigentes por não responsabilizar a população pela alta taxa de natalidade, mas sim, a miséria e a pobreza!

Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos.

Primeiro postulado de Malthus
As guerras, desastres naturais e epidemias são um meio de controle do crescimento desordenado da população. Na falta de qualquer um desses eventos, a população tenderia a duplicar no período de 25 anos.

Teoria Malthusiana e Neomalthusiana
A teoria Malthusiana defendia esse controle por meio de técnicas mais ideológicas como pregar a abstinência sexual e o casamento tardio. Já a teoria Neomalthusiana incentivava o uso de métodos contraceptivos e o controle do crescimento populacional com influência do Estado.

A Teoria Neomalthusiana tem como premissa a ideia de que o crescimento da população tem como causa direta a geração de pobreza. Portanto, os neomalthusianos defendem que haja um grande controle sobre o crescimento populacional. A Teoria Neomalthusiana foi embasada nos preceitos da Teoria Malthusiana.