Qual foi o erro de Henry Ford?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 19 votos

O excesso de confiança de Henry Ford na condução de homens e máquinas nos Estados Unidos levaria o empreendimento a cometer um dos seus maiores erros.

Após a invenção de seu primeiro automotor, Ford fundou duas empresas, a Detroit Automobile Company e a Henry Ford Company. A primeira faliu e na segunda Henry foi demitido por querer focar em veículos esportivos. Agora com 40 anos e com a ajuda de 11 investidores, Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 1903.

Nos dois primeiros anos, a cidade teve vários gerentes. Alguns não conseguiram se adaptar às condições da Amazônia e sofreram crises nervosas. Um se afogou no rio durante uma tempestade e outro foi embora depois que três de seus filhos morreram de doenças tropicais.

FORD VENDE HOJE 9% DO QUE VENDIA HÁ TRÊS ANOS
No ano passado, em 2022, esse número foi de 20,5 mil unidades, segundo a Fenabrave. A empresa gastou bilhões de Reais em indenizações a trabalhadores demitidos, concessionários e ao governo da Bahia (que segundo a imprensa foi indenizado em R$ 2,5 bilhões).

Construída por Henry Ford às margens do rio Tapajós, no início do século XX, Fordlândia foi criada com o objetivo de fornecer borracha para a indústria automobilística americana.

Unir-se é um bom começo

um bom começo, manter a união é um progresso, e. trabalhar em conjunto é a vitória.” Quantas vezes você atingiu o sucesso de um projeto.

Frases de Henry Ford
"Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele". "Não encontro defeitos. Encontro soluções.

Defendia a independência econômica dos Estados Unidos e desde o início buscava fazer negócios internacionais. Ford abriu fábricas em outras partes do mundo, e teve negócios inclusive no Brasil, quando tentou atuar também com a exploração de seringueiras na Amazônia.

Considerado um gênio para a época, Ford foi para a Detroit Automobile Company em 1899, apesar de ter começo numa grande empresa na Edison, em 1891. Com a falência da Detroit, acionistas da empresa viram em Ford um futuro promissor e o financiaram na Henry Ford Company.

O veículo, chamado por Henry Ford, de “carro universal”, vendeu 15 milhões de unidades por ser um veículo barato e confiável, que podia ser mantido com facilidade e viajar pelas estradas precárias da época. A linha de montagem para automóveis veio em 1913.

Todavia, as características do Fordismo não se sustentaram por mais tempo e, com outros fatores econômicos, levaram a uma crise do modelo produtivo na década de 1970. O encarecimento da produção, os estoques cheios e padronizados e o desenvolvimento tecnológico foram as grandes razões para essa crise.

As críticas ao modelo aplicado por Henry Ford eram a respeito da exploração dos trabalhadores pois, nesse sistema os funcionários executavam, tarefas repetitivas e desgastantes e não recebiam salários justos nem qualificação.

Lembrada como uma das “quatro grandes” no Brasil, a Ford teve um ano turbulento com o fim da produção nacional. Somando automóveis e comerciais leves, a marca emplacou apenas 37.778 unidades, ficando na 11a colocação no ranking da Fenabrave em 2021.

Entre elas, as montadoras Ford, Mercedes Benz e Audi, a fabricante de eletroeletrônicos Sony, laboratórios farmacêuticos, caso da Roche e da Eli Lilly, e varejistas, Walmart e Fnac.

Apenas entre o primeiro e o segundo ano de Bolsonaro (2019/2020), 2.865 empresas encerraram as atividades enquanto Guedes cortejava seus pares no mercado financeiro.

"Continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada na segunda-feira (11/01) por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.

Civilização pré-colonial na Amazônia boliviana construiu “cidades” na floresta, revela estudo. Estruturas foram formadas pela comunidade Casarabe, que se desenvolveu no sudoeste da Amazônia boliviana no período de 500 a 1.400 d.C.

Curiosidades sobre Fordlândia
A pequena cidade fundada por Henry Ford no meio da selva amazônica em 1928 para fornecer borracha ao seu império automobilístico.

Henry Ford decide realizar seu “trabalho de civilização”, como gostava de defini-lo, na floresta amazônica brasileira. Mais especificamente, no pequeno povoado de Boa Vista, às margens do Rio Tapajós, ao sul de Aveiro, Pará. Foi lá que comprou terras com uma área de mais de 14 mil km2.

Como o fundador da Ford ficou rico? A Ford Motor Company rapidamente se tornou um sucesso e Ford se tornou um dos empresários mais bem-sucedidos da história. Ele introduziu o sistema de produção em linha e o uso de peças padronizadas, o que tornou a produção de carros mais eficiente e acessível ao público em geral.

Continuar lendo Como Henry Ford faliu?