Qual foi o discípulo que deitou no ombro de Jesus?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

João, filho de Zebedeu.

Entre os doze, Joãoera aquele conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava”.

João, o apóstolo e evangelista

É muito difícil imaginar que esse autor do quarto evangelho e do Apocalípse tenha sido considerado inculto e não douto. Mas foi dessa forma que o sinédrio classificou João, o apóstolo e evangelista, conhecido como “o discípulo que Jesus amava”. Ele foi o único apóstolo que esteve com Jesus até a sua morte na cruz.

Judas

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto.

João ficou conhecido como o apóstolo do amor por esta virtude suprema ocupar lugar de destaque em seus escritos. Nenhum outro escritor bíblico enalteceu tanto as diversas formas de amor como ele. João é o exemplo para aqueles que muito cedo são chamados para o ministério da fé.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Maria Madalena, Pedro e João encontram o sepulcro vazio — O Cristo ressuscitado aparece a Maria Madalena no jardim — Ele aparece aos discípulos e mostra Seu corpo ressuscitado — Tomé toca as feridas nas mãos, pés e lado de Jesus — Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

E aquela mulher, da cidade de Betânia, fez isso. Derramou sobre Ele todo o seu unguento. Ela foi uma mulher sábia e aproveitou a oportunidade para dar a Jesus algo muito precioso. Sabemos que Deus não precisa de nada que possamos oferecer-lhe, mas Ele quer ver a intenção do nosso coração.

Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo estão dispostos a se destacar, a defender o evangelho e a ser diferentes das pessoas do mundo. Eles são destemidos, devotados e corajosos.” — Russell M. Nelson, “Invocando o Poder de Jesus Cristo em Nossa Vida”, p. 41.

Pedro

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

São Lucas

De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).

Embora os estudiosos ainda debatam a identidade do discípulo amado, se ele era o apóstolo João, então era a fonte do conteúdo do evangelho, se não o seu autor original. Por que então ele permaneceu sem nome, nunca sendo identificado diretamente como o apóstolo João?

Os colaboradores de Jesus tinham nome: “Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.

Matias

Pastoral Universitária
Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor. Alguns teólogos se referem à ele como o décimo terceiro apóstolo, pois foi eleito para ocupar esse posto, conforme consta dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia.

Santo Antônio

Santo Antônio, um missionário popular, místico, e grande amigo de Jesus. Assim, se tornou conhecido”, disse Dom Odilo. O Arcebispo explicou que a imagem de Santo Antônio é retratada com o Menino Jesus nos braços, para retratar sua a intimidade com o Cristo.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs. O Messias pode ter tido uma família mais alargada, mas não Os mistérios sobre Jesus começam quase sempre com uma frase escrita pelos seus seguidores, transmitida ao longo dos séculos.

“Enquanto os soldados cuidavam deles mesmos, a mãe de Jesus, a tia dele, Maria, esposa de Cleopas, e Maria Madalena permaneceram ao pé da cruz. Jesus viu sua mãe e o discípulo a quem ele amava perto dela. Ele disse à sua mãe: “mulher, aí está seu filho”. E disse ao discípulo: “aí está sua mãe”.

vinte e quatro anos

João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, o mais novo deles. Na época do chamado do Messias ele tinha por volta de vinte e quatro anos.

São João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, chamado o discípulo amado, um dos mais jovens entre os doze. Foi a João Evangelista que Jesus, na agonia da Cruz, entregou a sua mãe para que João cuidasse. João e Maria estavam de joelhos aos pés da cruz e Jesus ao entregar sua Mãe a João, entrega a todos nós.

João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão de São Tiago Maior, com quem era pescador.

Pedro: Segundo a história, ele foi crucificado de cabeça para baixo em Roma. André: Após ser martirizado e morto na Grécia.