Qual foi o discípulo que cortou a orelha do soldado?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Simão Pedro

Um dos discípulos pergunta se é para atacar com as espadas, ao ponto que quando Jesus se entrega, Simão Pedro arranca da espada e dá um golpe na cabeça do servo do sumo sacerdote ferindo a orelha direita, e o nome do servo era Malco.

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

Malco era um servo do sumo sacerdote e tinha uma história e não havia espaço para situações de fracasso. A orelha direita era apenas um detalhe na cabeça de outros , no entanto na vida de Malco era uma parte essencial, que não envolvia apenas a função auricular de direcionamento de sons.

Malco, servo do sumo sacerdote Caifás, tem sua orelha direita decepada por um golpe de espada de um dos discípulos, de sorte que Jesus se opõe ao ato de violência cometido contra seu acusador, curando sua orelha perdida e demonstrando, mais uma entre as várias outras vezes, que o caminho da violência apenas havia ...

Malco é um personagem secundário no Novo Testamento da Bíblia, mencionado em João 18:10 como o servo do sumo sacerdote Caifás que havia sido golpeado na orelha por Simão Pedro durante a prisão de Jesus no Getsêmani.

“Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita” (Jo 18:10). Reação de Jesus em defesa do Reino: “E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou” (Lc 22:51).

DISCRIÇÃO, EQUILÍBRIO, CONFIABILIDADE, PERSPICÁCIA, ESPÍRITO ANALÍTICO.

São Pedro

Humilde, pescador deixou sua mulher e família para seguir Jesus Cristo. Dia de São Paulo, o santo da conversão, também é comemorado neste domingo.

Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”.

Para ser um sacerdote, o servo deveria ter o corpo perfeito. Segundo Garcia3, “de acordo com a lei vigente na época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado”.

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre.

Orelhas quentes e encarnadas: alguém está fofocar sobre nós. Se for a orelha direita, estão a falar bem. Já a esquerda quer dizer que estão a dizer mal.

O gesto desabusado de Pedro foi repreendido, de imediato, por Jesus: “Quem lança mão da espada pela espada perecerá” (Mateus 26, 52). É de opinião unânime que daí veio o provérbio universalmente repetido: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”.

O objetivo era mostrar que se alguém usa de violência ou meios violentos contra outras pessoas, ele pode esperar que os mesmos métodos serão utilizados contra si. Comumente, é utilizada como ditado popular a variação "Quem com ferro fere com ferro será ferido".

Judas Iscariotes

Há mais de dois mil anos, segundo a tradição católica e ortodoxa, Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, ao invés de proteger o mestre, por trinta moedas de prata entregou-o aos que tentavam capturá-lo e, assim, contribuiu diretamente para sua morte (Lucas 6: 13-16). Judas, arrependido, enforcou-se.

Tiago, filho de Zebedeu

Na literatura teológica, Tiago é comumente designado por Tiago I, para distingui-lo do outro apóstolo que leva o mesmo nome. Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a sofrer a morte violenta de um mártir, decapitado por ordem do rei Herodes Agripa.

João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos.

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra. Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”.

Introdução. Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.