Qual foi o dia mais curto da história?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

29 de junho de 2022

29 de junho de 2022 foi o dia mais curto da história do planeta Terra. O planeta completou uma rotação, que era suposto durar 24 horas, em menos 1,59 milissegundos. Foi batido o registo de 19 de julho de 2020 (-1,47 milissegundos).

29 de junho

O novo recorde, de 29 de junho deste ano, é 1,59 milissegundos mais curto que o normal.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

Nós seguimos isso até hoje e o dia continua tendo essas 24 horas úteis que costumamos dizer. Mas o movimento de rotação da terra não dura exatamente 24 horas, mas aproximadamente isso”, explicou. Então, quantas horas teriam em um dia? “O dia teria 23 horas, 59 minutos, 59 segundos e…

O inverno no Hemisfério Sul começa hoje (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.

O solstício de inverno ocorrerá em 21 de dezembro de 2022 no Hemisfério Norte e em 21 de junho de 2023 no Hemisfério Sul. Ele marca o dia mais curto e a noite mais longa do ano e o primeiro dia do inverno em termos astronômicos. Esse dia é comemorado em todo o mundo — até mesmo na Antártida.

Datas dos solstícios e equinócios

Equinócio de outonoEquinócio de primavera
202220 de março às 12h3322 de setembro às 22h04
202320 de março às 18h2523 de setembro às 03h50
202420 de março às 00h0622 de setembro às 09h44
202520 de março às 06h0222 de setembro às 15h19

Na mecânica clássica (não-relativista), o tempo é tomado como uma unidade de medida universal, uniforme por todo o espaço, e independente de qualquer movimentação nesse, enquanto que no contexto da relatividade especial, o tempo é tratado integralmente à dimensão espacial, pois a taxa observada da passagem do tempo ...

Além de emoções, as nossas expectativas, a complexidade da tarefa a ser executada, a atenção ou distração também interferem na maneira como sentimos o tempo. É por isso que quando nos acontecem coisas boas, temos a impressão de que o tempo passa rápido demais.

A última vez que o ser humano havia passado por uma diária tão curta foi em 1960. Sendo assim, 29 de junho foi o dia mais curto da história! De acordo com o jornal britânico The Guardian, essa “pressa” do planeta em completar sua volta vem ficando cada vez mais frequente, e vem ligando um alerta nos especialistas.

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

Desta forma, a previsão para o inverno indica alta probabilidade de chuvas dentro e abaixo da faixa climatológica em grande parte da região, exceto em áreas pontuais no sudoeste do Mato Grosso do Sul e noroeste do Mato Grosso, onde as chuvas poderão ser ligeiramente acima da média (Figura 3a).

O dia nem sempre teve 24 horas. Na verdade, começou tendo apenas 4 horas. As razões para essa extrema variação foram explicadas pelo cientista planetário Takanori Sasaki, da Universidade de Kyoto, no Workshop de Física da Intercontinental Academia Fase Nagoya, no dia 9 de março.

O dia começa a clarear em torno de 04:20.

Os ângulos são medidos em graus (1º) - e as subunidades dos graus são os minutos (1º = 60') e os segundos (1' = 60").

Finlândia

Sol da meia noite: “dias sem fim”
Isso significa que, de 21 de março a 23 de setembro, o Polo Norte tem sol 24 horas por dia. Na Finlândia, moradores e visitantes vivem na maior claridade entre junho e julho.

Hemisfério Norte tem dia mais longo do ano; é o solstício de verão.

Whitehorse
O território de Yukon está tão ao norte que, no dia mais longo do ano, o sol se põe à 1h da manhã e apenas três horas depois reaparece no horizonte.

Esta chuva tem meteoros bem brilhantes, com radiante na Constelação Ociental de Gêmeos. Lua e estrela (01h – 06h): a Lua estará próxima de Regulus, a estrela mais brilhante na Constelação Ocidental de Leão.

Quando olhamos para o céu noturno, olhamos para a luz que nos chega das estrelas – essa luz foi emitida no passado e leva algum tempo a chegar à Terra. Assim, o nosso céu é iluminado apenas pela luz que teve tempo suficiente para chegar até nós. …