Qual foi o crime que mais chocou o Brasil?

Perguntado por: hespinosa . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os cinco dos piores crimes não resolvidos no Brasil são:

  • Assassinato e tortura da garota Araceli;
  • Caso Celso Daniel;
  • Assassinato de PC Farias;
  • Assassinato de Marielle Franco;
  • Tentativa de homicídio contra Jair Messias Bolsonaro.

O roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência.

Entenda mais sobre os crimes mais cometidos no Brasil

  • Tráfico de Drogas.
  • Furto.
  • Roubo.
  • Latrocínio.
  • Receptação.
  • Homicídio.

Pedro Rodrigues Filho. Conhecido como “Pedrinho Matador”, Pedro Rodrigues Filho é o assassino em série brasileiro com o maior número de vítimas que se tem notícia. Seu número total de assassinatos deve passar de 100, segundo o próprio alega.

Ted Bundy

Ted Bundy (EUA)
Ele confessou 30 homicídios que ocorreram entre 1974 e 1978, embora o número real seja desconhecido. Bundy era conhecido por sua brutalidade e por às vezes retornar aos locais dos crimes.

O que é crime hediondo? Os crimes considerados hediondos, na maioria das vezes, são crimes que causam repulsa e comoção da sociedade. Além disso, são crimes que desrespeitam direitos constitucionais e os direitos humanos.

Amapá

Segundo o FBSP, no ano de 2022, a unidade federativa com a maior taxa de homicídios do Brasil foi o Amapá com 50,6 homicídios intencionais, seguida da Bahia (47,1) e Amazonas (38,8). O estado de São Paulo teve a menor taxa (8,4), seguido de Santa Catarina (9,1) e Distrito Federal (11,3).

Em 2021, a também mexicana Zamora estava em primeiro lugar — nesta edição está em segundo. O México tem 17 municípios no ranking, e o Brasil vem em segundo lugar com dez. Estados Unidos tem sete cidades na lista, e a Colômbia tem seis entre as mais violentas do mundo.

Nesse sentido, de acordo com relatório de 2022, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o município de Dourados se destacou como o mais eficiente no combate ao crime e atendimento à comunidade. Em comparação com 2021, só o número de homicídios, por exemplo, teve queda de 50%.

Maníaco do Parque, condenado a 268 anos.
Ele foi preso em 1998 e, em 2002, foi condenado a 268 anos de prisão. No entanto, essa pena foi posteriormente reduzida para 121 anos.

O artigo 76 do Código Penal , prevê que em concurso de infrações, a pena mais grave deverá ser executada primeiro. No caso, o referido dispositivo refere-se aos crimes apenados com reclusão e detenção. Crime (mais grave) – reclusão e detenção até 30 anos; ação penal pública e privada; tentativa é punível.

Já os crimes leves, de acordo com o especialista, são aqueles sem violência ou grave ameaça, como furto leve, estelionatos de pequeno valor ou fraudes.

Contravenção (mais leve) – prisão simples até 5 anos; apenas ação penal incondicionada; tentativa não é punível. Ambos são infrações penais, ou seja, de maneira geral, não seria errado classificá-los como crimes, pois não há diferença substancial entre os conceitos.

Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC. Com 2,7% da população do planeta, o Brasil responde por 20,4% dos 232.676 homicídios registrados em 2020 em 102 países pelo órgão.

Segundo o Infopen, os delitos que mais prendem são os crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas. Mas, o que mais prende no Brasil são as ordens de prisão cautelares. São praticamente 45% dos presos sem condenação definitiva.

José da Paz Bezerra, 77, ficou conhecido como o "Monstro do Morumbi". Ele foi acusado de matar 24 mulheres em São Paulo e no Paraná entre as décadas de 1960 e 1970. Mas só foi condenado por sete assassinatos. Em todos os casos, afirmou ter estuprado suas vítimas antes de matá-las.

Pedrinho

Pedrinho Matador, maior assassino da história do Brasil, é morto a tiros em Mogi das Cruzes | Rádio Itatiaia.

Saiba que são os 7 serial killers que fizeram mais vítimas no mundo

  1. Luis Garavito. ...
  2. Pedro López. ...
  3. Daniel Camargo Barbosa. ...
  4. Pedro Rodrigues Filho. ...
  5. Javed Iqbal. ...
  6. Gary Ridgway. ...
  7. Mikhail Popkov.