Qual foi o ciclone mais forte do mundo?

Perguntado por: landrade9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nas últimas nove décadas, entre os mais violentos furacões, tufões e ciclones registrados ao longo de sua história, destacam-se: 1) FURACÃO OKEECHOBEE – Flórida (EUA), em 1928: com ventos de 220 km/h, categoria 4 na escala Saffir-Simpson. O furacão mais mortal.

315 km/h

Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

O Furacão Catarina atingiu o país, na região costeira do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no ano de 2004. Segundo meteorologistas, esse foi um caso raro no Brasil. Os ventos atingiram cerca de 180 km/h, afetando cerca de 40 cidades e deixando mais de 500 pessoas feridas e mais de 30 mil desabrigadas.

Os ciclones extratropicais são característicos da Região Sul do Brasil e comuns nesta época do ano, sobretudo quando há a influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aumento de temperaturas. Mas Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ressalta que eles estão sim ficando mais frequentes.

Tornado – também é um movimento de ar giratório, mas que se estabelece em uma área menor, embora se apresente em velocidades maiores, que giram em torno dos 500 km/h ou mais. O grau de destruição do tornado, nos pontos onde passa, é até maior que o do ciclone, porém atinge uma área mais restrita.

O maior tornado já registrado nos Estados Unidos ocorreu em 1925. Chamado de Tornado de Três Estados, ele percorreu 352 quilômetros, atravessando os estados do Missouri, Illinois e Indiana. Ao todo, 695 pessoas morreram e mais de 2 mil ficaram feridas.

furacão Catarina

Ciclone Catarina, também chamado de furacão Catarina (ou simplesmente Catarina), foi um ciclone tropical do Atlântico Sul extremamente raro, sendo a única tempestade já registrada com força de furacão nessa região Oceano Atlântico.

O tipo mais fraco de furacão, a chamada tempestade tropical, já é suficientemente forte para causar graves danos, às vezes até maiores do que os provocados pelos furacões mais intensos. A tempestade que atingiu as Filipinas em agosto de 1995 matou 100 pessoas e deixou cerca de 60 mil desabrigados.

ciclone

O tipo de vento mais perigoso é o ciclone, que consiste numa combinação de ventos e nuvens formadas nos oceanos das regiões tropicais.

2 Brisa leve ou aragem 7,0 - 11,0 Sente-se o vento na face. As folhas das árvores são agitadas levemente. Os cataventos são acionados. 3 Vento fresco ou leve 12,0 – 19,0 As bandeiras leves desfraldam.

No dia 27 de março de 2004, os moradores do Sul de Santa Catarina e de parte do litoral norte do Rio Grande do Sul vivenciaram a passagem do primeiro furacão do Atlântico Sul. O fenômeno, que foi batizado oficialmente como “Furacão Catarina”, deixou um rastro de destruição e 11 mortos.

Os Estados Unidos são o país com maior exposição aos desastres naturais, segundo a Maplecroft, sendo classificado como de “risco extremo”. A temporada de furacão americana de 2011 foi uma das mais intensas da história dos EUA, com 1.154 tornados registrados.

Quanto tempo dura um ciclone extratropical? Os ciclones extratropicais podem durar até seis horas, dependendo da intensidade dos ventos. De acordo com a metereologista do Inmet Deise Morais, o fenômeno que atinge o Sul e Sudeste do país está se dissipando rapidamente e começa a ter um declínio no final de semana.

Se estiver dentro de casa, evitar ficar perto de janelas ou portas de vidro (podem explodir devido a pressão). Locais mais seguros são o banheiro, porão ou corredor. Se morar em prédio, procure o andar mais baixo. Importante também ficar debaixo de mesas ou objetos robustos.

Ciclone são tempestades tropicais que se formam geralmente nos oceanos, em uma zona de baixa pressão atmosférica. Ciclones são tempestades tropicais formadas em centros de baixa pressão, áreas associadas à formação de nuvens, à umidade e a tempestades.

As trombas d'água consistem em tornados formados sobre grandes corpos d'água (grandes rios, represas, lagos, baías, mares ou oceanos). Devido a grande disponibilidade de calor latente armazenado em tais locais, estas formações podem surgir de nuvens não tão desenvolvidas verticalmente[iv].

Os tornados são observados em todos os continentes, exceto na Antártida.