Qual foi o castigo de Neferíades na Bíblia?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Neferíades (Dandara Albuquerque) será castigada por levantar falso testemunho contra José (Juliano Laham) em Gênesis. Depois de flagrar a mulher na cama com outro, Potifar (Val Perré) vai cortar seu nariz fora e ainda a abandonará à própria sorte.

Sati tem seu nariz cortado após ser condenada por adultério.

Potifar (Val Perré) se arrependerá amargamente por não ter dado ouvidos a José (Juliano Laham) em Gênesis. O general descobrirá que o hebreu é inocente ao flagrar Teruel (Amaurih Oliveira) debaixo dos lençóis de Neferíades (Dandara Albuquerque).

Potifar era um egípcio que, de acordo com a Bíblia, servia como oficial de Faraó e capitão da guarda (Gênesis 37:36; 39:1). Um ponto interessante na descrição bíblica de Potifar é que a palavra hebraica aplicada é a mesma para “eunuco”.

Sendo assim posto num cargo de governador do Egito o segundo após o faraó, depois de ser vendido como escravo, foi acusado de assédio e jogado num cárcere. Após 13 anos de sofrimento veio a exaltação que Deus tinha já preparado para José. Potifar perde importância, e seu nome não é mais lembrado.

Potifar é um personagem bíblico mencionado no livro de Gênesis, no Antigo Testamento. Ele é descrito como um oficial do Egito, servo do Faraó, e é o homem para quem José é vendido como escravo.

Veja a vida de José. Ele era o típico “filhinho de papai”. Embora ele tivesse um caráter bondoso, e amasse o Deus de seu pai, não tinha maturidade para lidar com os conflitos de uma família complicada, onde um homem toma quatro mulheres e tem treze filhos.

O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

O que é um eunuco:
No sentido figurado o termo é usado com o significado de “estéril”, “impotente”, “fraco” ou “inútil”. No Oriente Médio e na China, o eunuco era o guarda encarregado de cuidar dos haréns, local da casa reservado às esposas e odaliscas.

Quem, de fato, era o faraó na época de José? Maaib... Egito. seria Tutmes III, ele morre em 1450 a.c.

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

Sheshi I

Sheshi I era o faraó da época de José
Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

nome masculino. 1. Guardião castrado de um harém.

Issa

Issa é o nome árabe de Jesus, considerado pelo Islão como um profeta.

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

"José era o preferido de Israel, porque era o filho de sua velhice e, por isso, mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas". (Gn. 37:3).

Qual dos irmãos tentou ajudar José? (Gênesis 37:21–22, 29–30) Explique-lhes que Rúben planejava voltar secretamente e tirar José da cova. Quando ficou sabendo que José não estava na cova, rasgou as roupas em sinal de tristeza.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos. Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza.