Qual foi o castigo de Atlas?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar nos ombros o peso dos céus.

De acordo com a mitologia grega, Zeus condenou Atlas a segurar o planeta Terra nos ombros por toda eternidade. O castigo foi dado, porque o titã havia participado da guerra contra os deuses do Olimpo, tendo sido derrotado.

Essa figura mitológica também era chamada de Atlante e fazia parte do grupo de titãs que foram condenados por Zeus. O castigo de Atlas era de sustentar a abóbada celeste nos ombros por toda a eternidade.

Aos 16 anos Lily conhece Atlas que tinha 18, mas a situação de Atlas é tão complicada quanto a da protagonista. Ele foi expulso de casa e passa a ocupar a casa abandonada vizinha de Lily.

O titã foi expulso para o Tártaro, uma região de grande caos e tormento, e Zeus e os demais deuses ganharam o dom da imortalidade ao derrotarem Cronos, já que este era tido como o “senhor do tempo”. Existem diversas versões sobre a lenda de Cronos, sendo esta uma das mais divulgadas pela mitologia grega.

A origem de Atlas nos remete à mitologia grega e às suas fábulas heróicas ou enredos tramados por deuses, semideuses, criaturas, titãs, como Atlas, aquele condenado a sustentar o globo e os céus em seus ombros, como punição por enfrentar os deuses.

Sísifo

Sísifo soube enganar a Morte, mas arrumou novas encrencas. Desta vez com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisava dos préstimos da Morte para consumar as batalhas.

Prometeu é um personagem importante da mitologia grega. Sua figura é vista como uma divindade do fogo, além de ser um mestre artesão. Segundo o mito, ele era um titã que, por roubar o fogo dos deuses e entregá-lo à humanidade, foi severamente castigado por Zeus.

Zeus e os outros olímpicos deixam o Monte Olimpo para combater Typhon (seu maior inimigo), deixando seus filhos semideuses e alguns deuses menores para defender seus tronos.

O filme “Fúria de Titãs 2” é um lixo, porque traz inverdades mitológicas gritantes. No enredo, HADES, ressentido com ZEUS por ter sido banido para o mundo dos mortos, une-se ao sobrinho ARES para libertar o titã CRONOS, a fim de derrotar ZEUS e subjugar o mundo. Primeiramente, HADES nunca foi banido do Olimpo.

O Deus Atlas é representado nas tatuagens como um símbolo de resistência. Este titã um dia decidiu enfrentar Zeus, e como castigo, recebeu dele uma ordem para carregar o peso dos céus sobre os seus ombros, desencadeando assim a batalha dos titãs contra os deuses.

Hespera (Helen Mirren) e Kalypso (Lucy Liu) são as Filhas de Atlas, uma das divindades que formam o nome do personagem, e chegam ameaçando a humanidade por causa dessa afronta com os deuses.

Atlas é o Titã da Força e da Resistência, sendo um dos líderes dos Titãs na Titanomaquia e o mais forte de todos os Titãs, superior até mesmo a Cronos e Gaia.

Lily é tudo aquilo que Atlas precisa em alguém: uma pessoa que cuide dele, se importe, o ajude e seja sua base. Alguém que não deixe ele perder a esperança. Atlas, por sua vez, é tudo aquilo que Lily precisa: alguém para quem ela possa contar a luta que vivencia diariamente, e que a entenda sem julgar.

Continuar lendo O que o Atlas segura?