Qual foi o bandeirante mais famoso?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Raposo Tavares e Fernão Dias foram bandeirantes notáveis, muito conhecidos, que ajudaram a povoar o Brasil e ampliar seus limites territoriais ao fundar vilas, em busca de ouro e pedras preciosas pelo País afora. Ambos dão nome a duas das mais importantes rodovias brasileiras.

Existiram três tipos de bandeirantismo: de aprisionamento, de prospecção e o sertanismo de contrato. Os bandeirantes foram os primeiros a descobrirem as minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, dando início ao povoamento do sertão brasileiro.

Os bandeirantes consistiram em um grupo de homens paulistas, que entre os séculos XVI e XVII, foram responsáveis pelo desbravamento das terras interioranas no Brasil, tendo como algumas de suas funções a captura de escravos fugitivos, a escravização de populações indígenas e a busca de metais preciosos no território ...

Os mais conhecidos bandeirantes eram, em sua grande maioria, da região paulista. Dentre eles se destacaram: Antônio Raposo Tavares, Domingos Jorge Velho, Morais Navarro, Domingos Calheiros, Estevão Parente, Fernão Dias Paes, Manuel Borba Gato, Bartolomeu Bueno da Silva, Pascoal Moreira Cabral e André Fernandes.

Saíam em expedições pelo território brasileiro buscando riquezas e escravos. Bandeirantes foram descendentes de portugueses em São Paulo que exploraram várias partes do Brasil em busca de ouro e captura de escravos fugidos para quilombos e índios.

Antônio Raposo Tavares tem sido considerado pelos historiadores brasileiros o maior de todos os bandeirantes. Não obstante, sôbre o mais vasto dos seus empreendimentos pairam grandes obscuridades.

Fernão Dias

Célebre bandeirante brasileiro nascido na vila de São Paulo de Piratininga, conhecido como o caçador de esmeraldas.

Essa imagem heróica acabou dando lugar a outra, oposta: os bandeirantes teriam sido bandidos crueis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios.

A diferença está em como foi criado. O Movimento Escoteiro foi criado exclusivamente para meninos, enquanto o Movimento Bandeirante voltado para as meninas. Hoje, ambos os movimentos são mistos, com a participação de meninos e meninas. Existem outras as poucas diferenças como alguns nomes e a cor do uniforme.

Os bandeirantes organizavam expedições que saíam de São Paulo e adentravam o interior do Brasil para encontrar metais preciosos e capturar índios para serem escravizados. As bandeiras foram as primeiras expedições a encontrar ouro na região de Minas Gerais.

Os “Bandeirantes”, também chamados “Sertanistas”, foram os exploradores pioneiros a desbravar os sertões brasileiros, entre os séculos XVI e XVIII. Via de regra, eram descendentes diretos de europeus, sobretudo portugueses e foram responsáveis por expandir e conquistar os limites das possessões da colônia lusitana.

Estavam sempre armados e eram violentos: nas primeiras três décadas do século 17, mataram ou escravizaram cerca de 300 mil índios, destruindo mais de 50 missões organizadas por padres jesuítas. Esses homens transformaram São Paulo em um dos maiores centros de escravagismo indígena de todo o continente.

Por meio da ação dos bandeirantes, grandes regiões auríferas e diamantíferas foram encontradas em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

"Era baseada em cereais e carnes curadas, que podiam ser transportadas em longas viagens feitas nos acampamentos", afirma Spagnolli. Os alimentos mais utilizados na época eram a farinha de milho, mandioca, o feijão, a moquecada, carne de caça e frutas desidratadas.

São Paulo estava na margem da colônia brasileira; foi, por muito tempo, uma região indígena e jesuítica, e veio a se urbanizar com maior intensidade apenas no final do século 19. Não eram, contudo, conhecidos como "bandeirantes" durante a época em que atuaram.

Como os bandeirantes, cujas homenagens hoje são questionadas, foram alçados a 'heróis paulistas' Eles eram rudes, geralmente iletrados, passavam longos períodos embrenhados em matas e campos desconhecidos, comiam mal e perseguiam índios.

os jesuítas educavam os indígenas os bandeirantes praticavam as chamadas bandeiras de apresamento e para capturar indígena os bandeirantes invadiam as aldeias jesuíticas. por isso os jesuítas odiavam os bandeirantes.

negativos:

  • destruição de missões jesuíticas.
  • extermínio/escravização de povos indígenas.

Por meados do século XVII, chegaram ao território catarinense um grupo de vicentistas, oriundos da capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo) e que viram neste lugar uma alternativa para sair da crise econômica que enfrentavam no seu habitat.