Qual foi o artista mais famoso da era renascentista?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

Suas pinturas naturalistas estabeleceram as bases para sucessores como Botticelli e Michelangelo. Tanto é assim que Giotto é frequentemente considerado o pai do Renascimento italiano e até o pai da pintura européia.

Entre as principais características da arte renascentista na arquitetura está o círculo como modelo centralizador dos templos com a cúpula. O principal arquiteto da arte renascentista, foi Brunelleschi. Pintor, arquiteto e escultor, ele conhecia muito sobre matemática e geometria.

Leonardo da Vinci

Os principais artistas do renascimento foram: Leonardo da Vinci: Matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor, ele foi o estereótipo do homem renascentista que domina várias ciências - a essa característica chamamos de universalismo. Por isso, é considerado um gênio absoluto.

Ainda em relação ao Cinquecento, esse foi o período em que houve um enfraquecimento do movimento renascentista no final do século XVIII, principalmente, na cidade da Itália. Isto ocorreu devido às grandes descobertas marítimas, do movimento de Contrarreforma e atuação da Inquisição.

Itália

A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI.

A arte renascentista é um estilo que nasceu com a proposta de recriar a realidade, o que foi feito por meio de técnicas avançadas que espelhavam, com perfeição, as figuras humanas, assim como também retratavam a natureza.

A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor.

Estão entre os principais artistas dessa época: Michelangelo, Rafael Sanzio, Eramos Roterdã e Nicolau Maquiavel, estes dois últimos na literatura.

Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI.

O renascimento surge quando os pensadores dos séculos XV e XVI, retomam o conhecimento dos greco-romanos, que renasce na passagem da Idade Média para a Moderna, daí o nome do período que faz referência ao renascer da racionalidade, do humanismo e do antropocentrismo dos antigos.

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

O primeiro passo nesse sentido é dado pelo grande escultor do Proto-Renascimento, Donatello (1386-1466, Florença, Itália), com a obra San Marcos, uma escultura em mármore.

É que pelo levantamento do Guinness Book, Michael Jackson é o artista mais conhecido em todo o mundo, com 95% de pessoas que sabem quem é o rei do pop. O segundo lugar ficou com outra majestade: Madonna, com 90% de pessoas que a conhecem.

Salvator Mundi

A pintura Salvator Mundi, produzida em 1500 por Leonardo da Vinci, é a mais cara do mundo, vendida em 2017. A obra foi vendida em um leilão da Christie's por US$ 450,3 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões, em conversão atual), para Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita.

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Definição. O termo Renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

  • Leonardo da Vinci
  • Michelangelo
  • Rafael
  • Sandro Botticelli
  • Donatello
  • Ticiano

A pintura "Salvator mundi" (Salvador do Mundo), de Leonardo da Vinci, foi leiloada em Nova York em 15 de novembro de 2017 por 450 milhões de dólares, tornando-se o quadro mais caro de todos os tempos. A pintura a óleo representando Cristo foi feita em madeira há 500 anos e mede 66 x 46 cm.