Qual foi o apóstolo que foi jogado no óleo quente?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

imperador Domiciano

João falou de maneira clara e convincente sobre seu relacionamento com Jesus. As pessoas ficaram espantadas com a sabedoria de suas palavras. Porém, quanto melhor seu testemunho, mais crescia o ódio contra ele. Como era tradição, o imperador Domiciano mandou jogá-lo em uma panela de óleo fervente.

O antigo Martirológio registra a 6 de maio que, de Éfeso, onde vivia, São João foi preso, conduzido até a Cidade Eterna por ordem do Imperador Domiciano e, depois de um julgamento do Senado, posto numa grande vasilha de barro com óleo fervente, para morrer. O fato se deu por volta do ano 95 d.C.

Bem, a Bíblia diz que ele foi condenado “por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Apocalipse 1:9, NVI).

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5).

Segundo a tradição Matias evangelizou na Judéia, Capadócia e, depois, na Etiópia. Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Colchis, Jerusalém, testemunhando sua fidelidade a Jesus.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

De acordo com a tradição cristã, São Paulo foi decapitado no ano 64 por ordem do imperador Nero. Como ele era cidadão romano, não podia ser crucificado. É costume nas imagens religiosas que os mártires segurem o objeto com o qual foram mortos.

Jeremias

Jeremias é jogado em poço após pedido de Fassur ao rei.

Como era tradição, o imperador Domiciano mandou jogá-lo em uma panela de óleo fervente. Apesar dessa terrível provação, João permaneceu leal a Jesus, disposto a passar por qualquer coisa por Seu nome.

Mateus 4:21 (NVI) diz: “Indo adiante, viu outros dois irmãos”. Especificamente, estes eram “Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão”. Curiosamente, eles estavam “com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes”. Dessa forma, “o discípulo a quem Jesus amava” era um pescador.

São João Evangelista

São João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, chamado o discípulo amado, um dos mais jovens entre os doze.

Durante o governo do imperador Domiciano, foi preso e exilado na ilha de Patmos, na Grécia, onde escreveu o quarto evangelho, o Apocalipse e as epístolas aos cristãos. Diz a tradição que, antes de o imperador Domiciano exilar João, ele teria sido jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente.

João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural. Felipe: De acordo com “Genealogias dos Apóstolos”, morreu de morte natural.

Durante o governo de Domiciano, por ter dado testemunho de Jesus, João foi perseguido pelo imperador e exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o último livro da Bíblia, onde narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as tribulações da Igreja e o seu ...

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

Foram eles André, João, Simão Pedro, Filipe, Natanael, Tiago e Levi Mateus.

João seria o mais novo dos doze discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura do São João chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca.