Qual foi o ano que o Amapá virou estado?
É comemorado no dia 13 de setembro a criação do ex-Território Federal do Amapá. A região, que hoje equivale ao atual Estado do Amapá, foi desmembrada do estado do Pará em 1943 durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira, foi elevado à categoria de Estado.
Quem criou o Estado do Amapá?
Getúlio Vargas
- Em 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Amapá através do Decreto-Lei n. 5.812/1943. Esse mesmo decreto também criou o Território Federal de Rio Branco.
Por que o Amapá virou estado?
No século XX, em 1943, foi criado o território federal do Amapá, com administração conjunta do governo federal e do estado do Pará. Com a Constituição de 1988, esse território deixou de existir, passando ao status de unidade federativa. Com isso, no dia 1º de janeiro de 1991, foi instaurado o estado do Amapá.
Quantos anos tem o Estado do Amapá?
Área foi desmembrada do Pará em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Desmembrado do Pará em 1943, a área hoje ocupada pelo estado do Amapá foi Território Federal até 1988. Ex-Território do qual a fundação completa 79 anos nesta terça-feira (13).
Qual a cidade mais antiga do Estado do Amapá?
São José de Macapá
A Vila de São José de Macapá, fundada em 04 de fevereiro 1758 na margem esquerda do Rio Amazonas, já abrigava uma comunidade de colonos portugueses de origem açoriana, instalada na região em 1752.
Quem fundou Macapá?
4 de fevereiro de 1758
A cidade foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738. A história do nome Macapá iniciou como vila e foi oficializada assim no dia 4 de fevereiro de 1758, pelo então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
Como surgiu o nome Amapá?
A palavra amapá é de origem indígena e vem da nação Nuaruaque, que habitava a região Norte do Brasil, na época do descobrimento. Significa, segundo Antonio Lopes (Topônimos Tupis, in Revista de Geografia e História, nº 2, São Luís, Sioge-Ma, 1947), “Lugar da Chuva” . AMA (Chuva) + PA ou PABA (Lugar, estância, morada).
Porque o Amapá foi criado?
A criação do Território no dia 13 de Setembro de 1943, foi uma estratégia de administração, ocupação litorânea e territorial do Amapá, através do Decreto-lei nº 5.812 realizado pelo então presidente Getúlio Vargas, na qual visava à lógica da Segunda Guerra.
Qual foi o primeiro governador eleito do estado do Amapá?
Janary Gentil Nunes (Alenquer, 1 de junho de 1912 — Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1984) foi um militar e político brasileiro, indicado como primeiro governador do Amapá pelo presidente Getulio Vargas.
Quais foram os primeiros habitantes do Estado do Amapá?
Os primeiros habitantes do atual Amapá eram indígenas das etnias “waiãpi”, “palikur”, “maracá-cunani” e “tucuju”. O primeiro europeu a avistar a costa do estado foi o espanhol Vicente Yáñez Pinzón. Foi ele também que primeiramente deu nomes a alguns lugares próximos ao Amapá.
Qual é o estado mais novo do Brasil?
Tocantins
Criado em 1988 pela Assembleia Nacional Constituinte, o Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil.
Qual o rio que separa o estado do Amapá da Guiana Francesa?
Através da ferramenta, cientistas e mobilizadores do mundo inteiro podem pesquisar sobre as águas do Rio Oiapoque, na fronteira entre Amapá e a Guiana Francesa; e Rio do Maroni, que separa a Guiana Francesa do Suriname.
Qual é o menor Estado do Amapá?
Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional.
Qual foi o último município a ser criado no Amapá?
O município de Oiapoque está situado no extremo norte do Amapá, a 590 quilômetros da capital, Macapá e foi criado pela Lei 7.578, de 23 de maio de 1945. O acesso é pela BR-156, também sendo possível chegar por via fluvial e aérea.
Qual o maior e o menor município do Estado do Amapá?
Municípios: Amapá: 9.167,86 Km² Calçoene: 14.231,32 Km² Cutias: 2.109,7 Km²
Qual foi o primeiro bairro de Macapá?
Segundo o historiador amapaense Edgar Rodrigues, o bairro Central é o berço da cidade, fundado em 4 de fevereiro de 1758. É a “Cidade Velha” de Macapá.