Qual foi o ano mais rápido do mundo?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Até 2020, o dia "mais curto" registrado havia acontecido em 5 de julho de 2005, com duração de 1,0516 milissegundos a menos que 24 horas.

A mudança, de confirmada, deve impactar o movimento de rotação e, por consequência, a duração de um dia; - Também não estão descartadas mudanças em relação ao nível do mar e à temperatura da Terra. “Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança.

O dia continua a ter suas 24 horas e o tempo não está passando mais rápido. Ao contrário disso: a cada novo século, nossos dias se tornam 1,8 milissegundos mais longos. A percepção de passagem do tempo está relacionada ao que ocorre no nosso mundo interno.

Isso acontece justamente porque o fenômeno responsável pelo passar dos dias, o movimento de rotação do planeta, anda meio apressadinho. Pois é. A Terra está girando mais depressa. Wow!

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.

dia 21 de junho

Este dia 21 de junho marca o começo do inverno. Chamado de solstício de inverno, esse também é o dia mais curto do ano devido a algumas curiosas razões físicas. Aqui em São Paulo, por exemplo, o sol nasceu às 6h48 e vai se pôr já às 17h29 (bem cedo para o padrão do estado).

Fred Kerley venceu esta madrugada a final dos 100 metros nos Mundiais de atletismo, em Eugene, conquistando assim o epíteto de 'homem mais rápido do Mundo'. O norte-americano levou a prova com o tempo de 9,86 segundos, superando os compatriotas Marvin Bracy e Trayvon Bromell.

Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Se a Terra parasse de girar em torno de seu eixo, teríamos dias e noites de 6 meses de duração.

4,543 × 10^9 anos

CGPT – Se o núcleo central da Terra parasse repentinamente, os resultados seriam catastróficos. Sem o calor gerado pelo núcleo, o campo magnético da Terra desapareceria, expondo a Terra à radiação cósmica perigosa.

“Neste ano, por exemplo, sua rotação está mais rápida do que em 2021 e 2020”, declarou. No período de sua formação, a Terra tinha dias bem menos extensos: por volta de 1,4 bilhão de anos atrás, a rotação do planeta ocorria em menos de 19 horas. Esste tempo varia diariamente.

A fama de mês agourento cresceu ainda mais no século 20, por causa de acontecimentos históricos como o suicídio de Getulio Vargas, em 24 de agosto de 1954, e a renúncia de Jânio, em 25 de agosto de 1961. E assim virou “o mês do desgosto”.

dia 29 de junho

O dia 29 de junho foi registrado como o mais curto desde a década de 1960, quando os cientistas começaram a medir a rotação do planeta com a UTC (Tempo Universal Coordenado). Naquele dia, a Terra girou 1,59 milissegundos mais rápido que o habitual.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.