Qual foi o ano do penta do Brasil?

Perguntado por: ppilar5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

E você, onde estava justamente na manhã do dia 30 de junho de 2002? Certamente um dia antes, você vivia a expectativa de acordar cedinho na esperança de ver a seleção conquistar o penta.

Há exatos 20 anos, em Yokohama, no Japão, a seleção brasileira conquistou sua quinta taça da Copa do Mundo da Fifa. Disputando sua terceira final seguida, o Brasil tornou-se a única seleção pentacampeã do mundo, vencendo a Alemanha por 2 a 0 com dois gols históricos do artilheiro do torneio, Ronaldo Fenômeno.

Brasil: pentacampeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)

Pentacampeã (penta): seleção que levantou cinco vezes a taça da Copa do Mundo; Hexacampeã (hexa): ganhou seis Copas do Mundo.

Com um time cheio de estrelas, como Romário, Bebeto, Taffarel e Dunga, Brasil foi campeão depois de 24 anos. A Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos, foi a quarta conquistada pelo Brasil - isolando o escrete novamente, 24 anos depois, como o maior vencedor do torneio.

Aquele 1994 fora um ano duro.

Único pentacampeão, o Brasil segue como o maior vencedor da Copa do Mundo. Os cinco títulos foram conquistados em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A Seleção Brasileira é seguida por Alemanha e Itália, ambas com quatro, e Argentina, com três.

Comandado por Luiz Felipe Scolari na beira do gramado e pela dupla Ronaldo e Rivaldo dentro de campo, o Brasil fez história ao ser a primeira seleção pentacampeã da Copa do Mundo e até hoje a única com cinco estrelas. Antes disso, no entanto, a Seleção Brasileira chegou ao Mundial desacreditada.

Em 29 de junho de 1958, a Seleção Brasileira foi campeã mundial pela primeira vez. Na Copa do Mundo da Suécia, o Brasil derrotou os donos da casa no histórico Estádio Rasunda, em Estocolmo. Os suecos saíram na frente com Liedholm aos quatro minutos. Mas Vavá marcou logo dois gols e pôs a Seleção em vantagem.

Ao final de 90 minutos, o Brasil venceu a Tchecoslovaquia por 3–1 e se tornou bicampeão do mundo.

A Seleção Brasileira derrotava a Itália por 4 a 1 e conquistava pela terceira vez a Copa do Mundo FIFA, em 1970. Os gols da partida foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Boninsegna fez o gol de honra dos italianos no Estádio Azteca, na Cidade do México.

LANCE! O Brasil deu adeus ao sonho do Hexa, mas se mantém como o maior vencedor do torneio. A Seleção é a única pentacampeã mundial, tendo vencido as edições de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A Canarinho é seguida por Alemanha e Itália, ambas com quatro títulos, cada.

Tetracampeão = quatro vezes campeão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Penta fenomenal!
Foi hora de reviver a noite inspirada de Ronaldo, que marcou duas vezes, confirmou a artilharia do torneio e garantiu o pentacampeonato mundial brasileiro em Yokohama. Histórico! A Alemanha ensaiou pressão em alguns momentos, mas Marcos trabalhou mesmo só duas vezes, todas no segundo tempo.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
que é ou foi sete vezes campeão. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Fem : heptacampeã . ETIMOLOGIA voc comp do gr heptá+campeão.

Da mesma forma, tricampeão é o campeão três vezes em sequência, tetracampeão é quem vence quatro campeonatos seguidos, pentacampeão é o campeão cinco vezes seguidas e assim sucessivamente (hexacampeão, heptacampeão, octacampeão...).

Significado de Hexacampeão
substantivo masculino Algo ou alguém seis vezes campeão.

Na liderança do ranking aparece a Alemanha, com oito finais de Copas e quatro títulos. Nos Mundiais de 1954, 1974, 1990 e 2014, os alemães levantaram a taça e foram derrotados em 1966, 1982, 1986 e 2002. Na segunda posição, a seleção brasileira aparece com sete decisões.

Alemanha é a maior vice da Copa do Mundo
Em 1966, os alemães perderam decisão para a Inglaterra, país-sede marcado pela geração de Bobby Moore e Charlton, por expressivos 4 a 2. A seleção alemã ainda terminou em segundo lugar duas vezes consecutivas, em 1982 e 1986, para Itália e Argentina, respectivamente.

Estados Unidos (1994)
Na decisão, uma partida nervosíssima contra a Itália. Empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação e vitória somente nos pênaltis por 3 a 2. O Brasil conquistou o tetra em 1994, em uma disputa de pênaltis emocionante na final.