Qual foi o ano da emancipação?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A Proclamação de Emancipação ou Proclamação 95 (em inglês: Emancipation Proclamation, ou Proclamation 95) foi uma proclamação presidencial e ordem executiva elaborada em 22 de setembro de 1862 pelo Presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln e que entrou em vigor em 1 de janeiro de 1863, dando início ao processo de ...

Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

Na fuga desenfreada, foi encontrar o português João Morais Valcacér, tendo com ele permutado sua propriedade (Barro Branco) no Rio Grande do Norte, pela de Chã de Jardim, em Areia, estendendo-se pouco tempo depois, até o lugar denominado Lagoas, hoje a cidade de Remígio.

Remígio de Reims, foi Bispo de Reims e Apóstolo dos Francos. Em 25 de dezembro de 496 ele batizou Clóvis I, Rei dos Francos. Este batismo, que levou os francos à conversão à Igreja Católica, foi um grande marco para a Igreja e um dos acontecimentos mais importante na história europeia.

Foi às margens do riacho Ipiranga, há 200 anos, em um 7 de setembro como hoje, que Dom Pedro I (1789-1834) declarou a independência do Brasil em relação a Portugal. O Brasil então se torna uma monarquia e Dom Pedro I passa a ser imperador.

Após 188 anos, o Brasil comemora a sua emancipação política. De acordo com a história, foi em 7 de setembro de 1822, quando o príncipe regente Dom Pedro, filho de Dom João VI, declarou oficialmente a separação política entre o Brasil (colônia que governava) e Portugal (metrópole) e proclamou a Independência do Brasil.

Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.

A emancipação política do Brasil, ocorrida em 1822, deve ser analisada sob a perspectiva de um processo que começou a ser desenhado anos antes. Em consonância com boa parte da historiografia que aborda o tema, o ano de 1808 desponta como um marco para o caminhar da Independência política brasileira.

O Primeiro Reinado foi resultado direto do processo de independência do Brasil, que teve como ponto de partida a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro a partir de 1808.

príncipe D. Pedro

Assim, dentro desse contexto, quem efetivamente proclamou a independência do Brasil foi o príncipe D. Pedro quando, às margens do Riacho Ipiranga, em viagem a São Paulo, foi alcançado por um emissário da princesa Leopoldina, que levava, em mãos, o Decreto da Independência.

Prefeitura de Ipaussu. A história de Ipaussu começou na última década do século XIX. Na cidade de Avaré chegam dois mineiros: João Justino, vulgo João dos Santos e João Correa de Miranda.

Em 1889, o senhor Antônio Luís de Cerqueira (conhecido como Totonho do Pirim) fez surgir dentro da caatinga semiárida esta nossa comunidade de Ipecaetá, e, devido ao seu comércio comprou a fazenda Orobó onde passou a residir com a família.

20 de outubro de 1947

A fundação devemos aos cidadãos José Alves Ferreira e Antônio Gomes, no dia 20 de outubro de 1947, como os primeiros desbravadores do sertão de Nova Guataporanga. O povoado começou a crescer e tornou-se uma pequena vila que recebeu o nome de Guataporanga, nome de origem Tupi Guarani, que significa "Fera Bonita".

17581 hab. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Remígio é 0,607, em 2010.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

Independência ou Morte

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte!

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

A liderança desse ministério coube a José Bonifácio. Na prática, o Brasil já estava independente quando D. Pedro se recusou a atender as exigências de ir também para Portugal. José Bonifácio destacava-se cada vez mais como o grande articulador da independência.

O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e significou a permanência de Dom Pedro I no Brasil, descumprindo as ordens da Coroa portuguesa para que voltasse para a Europa imediatamente. As elites apoiaram a decisão do príncipe regente.

O Primeiro Reinado é o período da História em que Dom Pedro I foi Imperador do Brasil. Ele ocorreu logo após a independência do país, em 1822, e durou até 1831, quando Imperador renunciou ao cargo. Esse governo foi marcado por grandes conflitos e revoltas causados pela Constituição de 1824.