Qual foi o animal que mordeu a mão do apóstolo Paulo?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

víbora

3 E havendo Paulo ajuntado um feixe de gravetos, e pondo-os no fogo, uma avíbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. 4 E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, a quem, escapando do mar, a Justiça não deixa viver.

Não frequente locais, assista a cenas ou participe de qualquer coisa que seja de algum modo vulgar, imoral, violenta ou pornográfica.”

Atos dos Apóstolos 28
1 Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. 2 Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio.

At. 13:46–48.

As víboras são caracterizadas pelo seu complexo mecanismo de inoculação de veneno e nesta família estão as serpentes causais da maior quantidade de acidentes ofídicos da América, sendo, portanto, de grande importância médica.

Acolhido pelos malteses “com extraordinária benevolência”, como relata o evangelista Lucas, Paulo permaneceu ali por três meses. Ele foi o responsável pelo início do cristianismo na ilha.

Segundo o capítulo 28:1-31 de Atos foi na Ilha de Malta que o apóstolo Paulo atirou na fogueira um feixe de gravetos e dali saiu uma víbora que picou-lhe a mão. Os habitantes da ilha receberam bem os náufragos e, em dado momento, acharam que Paulo logo morreria por causa da picada.

Durante anos, Paulo quis pregar o evangelho em Roma (ver Atos 19:21; Romanos 1:15; 15:23). Ele também esperava que a Igreja em Roma pudesse servir como base a partir da qual ele pudesse servir missão na Espanha (ver Romanos 15:22–24, 28). (2) Esclarecer e defender seus ensinamentos.

O resgate das vítimas do naufrágio em Bertioga, no litoral de São Paulo, teve momentos de tensão e união entre os pescadores da cidade, que auxiliaram no salvamento. A embarcação levava 12 pessoas. Destas, duas morreram e uma continua desaparecida.

28 Saulo permaneceu com os apóstolos e andava com eles por Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor. 29 Também conversava e discutia com alguns judeus de fala grega, mas estes procuravam matá-lo. 30 Quando os irmãos souberam disso, levaram Saulo a Cesareia e de lá o enviaram a Tarso.

25 Três vezes fui golpeado com varas. Fui apedrejado uma vez. Três vezes sofri naufrágio. Certa ocasião, passei uma noite e um dia no mar, à deriva.

Catolicismo Romano

O Estado de Malta declara o Catolicismo Romano como sua religião oficial. Os povos que passaram por seu território e o governaram em grande maioria tinham ligações históricas com a Igreja Católica. Uma grande amostra desta autêntica relação são as inúmeras e graciosas igrejas espalhadas pelas ilhas.

O povoado se formou à margem do Lageado Engenho. Ao se estabelecerem, os primeiros moradores foram pouco a pouco aumentando, e dentro do povoado criaram-se três casas comerciais, assim sendo a comunidade também conhecida como 'Três Vendas do Inhacorá'.

Decapitação

Decapitação, degolação ou degola é a remoção da cabeça de um ser vivo, de forma acidental ou intencional. Pode acontecer por acidente, através de uma explosão, acidente automobilístico ou industrial ou outro acidente violento.

Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela. 1 Néfi 17:40–42—Néfi lembra que o Senhor guiou os israelitas à terra prometida, mas que, por causa da dureza de coração dos israelitas, muitos morreram devido às picadas das serpentes.

São João Evangelista

Foi o único apóstolo que acompanhou Cristo até a sua morte. O Evangelho de João menciona que antes de Jesus morrer, confiou Maria aos seus cuidados. São João Evangelista (6-103) nasceu em Batsaida na Galileia. Filho do pescador Zebedeu e de Maria Salomé, uma das mulheres que auxiliaram os discípulos de Jesus.

Este réptil é três vezes mencionado no A.T. (Jó 20.16 – is 30.6 – 59.5). No N.T. a palavra traduzida por 'víbora' significa, na verdade, qualquer serpente venenosa (Mt 3.7 – 12.34 – 23.33 – Lc 3.7). o animal que se prendeu à mão de Paulo, supõe-se que era a espécie vulgar “Vipera aspis” (At 28.3).

Serpente é o nome mais genérico para se referir a estes animais, pois tanto as cobras quanto as víboras são serpentes! Entretanto, cobras e víboras são serpentes peçonhentas, enquanto que o termo “serpentes” também se refere às espécies que não possuem peçonha, como por exemplo, a Jiboia (Boa constrictor), (figura 1.