Qual foi a última visão do profeta Ezequiel?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Ezequiel profetiza sobre os julgamentos do Senhor para Jerusalém e explica por que a fome, a desolação, a guerra e as pestilências vão varrer a terra de Israel. Ezequiel 25–32 O Senhor ordena a Ezequiel que proclame a iniquidade das nações que cercam Israel e profetize sua destruição.

Neste capítulo, Ezequiel descreve como a glória de Deus estava saindo do templo de Jerusalém, deixando a cidade poluída pela idolatria e destinada à destruição.

Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

O sopro do Ressuscitado lembra o do Gênesis, que cria o ser humano. Com a presença do Espírito divino, nova humanidade surge de todos aqueles que se propõem seguir os passos de Jesus. Na primeira leitura(Atos 2,1-11), São Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes.

3 E estendeu a forma de uma mão, e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o aEspírito me levantou entre a terra e o bcéu, e me levou a Jerusalém em cvisões de Deus, até a entrada da porta do pátio de dentro, que dá para o norte, onde estava o assento da imagem dos ciúmes, que provoca ciúmes.

Como parte de seu plano de proteção, eles construíam torres nas muralhas das cidades e colocavam atalaias nas torres para vigiar inimigos que se aproximassem. Se o povo ignorasse os atalaias, colocavam-se em grande risco. Ao mesmo tempo, se os atalaias não cumprissem seu dever, toda a cidade poderia ser destruída.

Babilónia

De costas para o mundo
“Quando Ezequias recebeu a notícia, fez algo surpreendente: virou o rosto para a parede, chorou, orou, abriu o coração para o Altíssimo. Tudo isso tem um sentido. Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava.

No capítulo 19, o Senhor usou duas parábolas para ensinar que líderes com grande potencial perderam suas bênçãos devido à insensatez. O capítulo 20 relata como alguns líderes dos judeus na Babilônia (onde Ezequiel morava em cativeiro) desejaram receber instruções do Senhor por intermédio de Ezequiel.

O Espírito dos seres viventes estava nas rodas. Como resultado, as criaturas foram capazes de se mover em qualquer direção que as rodas se movessem. Muitos estudiosos acreditam que a mobilidade das rodas é uma representação simbólica da onipresença e onisciência de Deus.

Nas visões de Ezequiel, “glória” indica o resplendor pela presença do Senhor (Ez 1.28; 3.12, 23; 8.4; 9.3; 10.4, 18-19; 11.22-23; 39.21; 43.2, 4-5; 44.4). Essa é a descrição feita pelo próprio profeta (1.26-28; 8.2).

O Rio Quebar foi um antigo canal de irrigação da antiga Mesopotâmia, situado a uma pequena distância do eufrates. Teria sido o lugar onde viveu o profeta Ezequiel correspondendo a um assentamento de exilados judeus conhecido como Tel-Abibe, na antiga região de Nipur, situada à sudeste da Babilônia.

A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser. O livro de Apocalipse relata uma ocasião em que o Apóstolo João teve uma experiência semelhante.

A uma mulher, a Maria de Magdala, foi dada a honra de ser a primeira entre os mortais a ver uma Alma ressurreta, e essa Alma era o Senhor Jesus. A outras mulheres agraciadas o Senhor ressuscitado manifestou-Se a seguir, incluindo-se Maria, mãe de Jesus, Joana, e Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João.

A teologia diz que o próprio Jesus veio lutar com Jacó, mesmo ele pensando que fosse o inimigo. E por quê Deus ira perder tempo em brigar com Jacó? Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó.

Felizmente, temos a Tradução de Joseph Smith da Bíblia, que esclarece as quatro passagens que dizem que o homem não pode ver Deus. As revisões inspiradas desses versículos feitas pelo Profeta explicam que pessoas pecadoras não podem ver Deus — somente quem crê.