Qual foi a última colônia da Inglaterra?

Perguntado por: ubaptista5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Em julho de 1997, no 44º ano de reinado de Elisabeth II, o Reino Unido perdeu sua última colônia na Ásia ao entregar a cidade de Hong Kong ao governo chinês. A perda de sua influência direta global marcou oficialmente o fim do Império Britânico.

Atualmente, 16 territórios no mundo são considerados colônias (Anguilla, Bermudas, Gibraltar, Guam, ilhas Caimão, ilhas Malvinas, Turks e Caicos, ilhas Virgens Britânicas, ilhas Virgens Americanas, Monserrate, Nova Caledônia, Pitcairn, Saara Ocidental, Samoa Americana, Santa Helena e Tokelau), ainda que a denominação ...

1997

O fim formal do Império Britânico ocorreu em 1997, com a devolução de Hong Kong à China.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Existem 195 países oficiais atualmente, sendo 115 deles colonizados ou ocupados pelo Império Britânico ao longo da história. Ou seja, o Reino Unido colonizou 74% do planeta. A França, colonizou cerca de 27% do mundo, seguida de Portugal 26%, Espanha 22% e Países Baixos 14%.

Assim, as regiões formadas devido ao processo de colonização inglesa ficaram divididas em:

  • Colônias do Norte: Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut.
  • Colônias do Centro: Nova Iorque, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware.
  • Colônias do Sul: Maryland, Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D.

Japão, Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo.

A colonização do Brasil foi um empreendimento em que Portugal explorou os recursos existentes no território brasileiro, além de vidas humanas. A principal mão de obra utilizada pelos portugueses durante a colonização foi a dos escravizados indígenas e africanos.

Império Mongol

O Império Mongol foi o maior em extensão de toda a História! Esse fator se deve ao sucesso que Gengis Kahn teve como líder, conseguindo conquistar territórios da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio.

Em 10 de dezembro, em Fort Belvedere, Eduardo VIII redigiu o "Instrumento de Abdicação" na presença de seus três irmãos mais novos: o príncipe Alberto, duque de Iorque (que sucedeu Eduardo como Jorge VI), príncipe Henrique, Duque de Gloucester e o príncipe Jorge, Duque de Kent.

A Inglaterra, no seu domínio colonial, na era vitoriana, dominava a Índia (incluindo o Paquistão e Bangladesh), a Birmânia, a Malásia, a Austrália e Nova Zelândia e arquipélagos do Pacífico, o território africano entre o Cairo e o Cabo, detinha concessões na China, o Canadá e parte das Caraíbas.

Elizabeth Alexandra Mary

Isabel II, em inglês: Elizabeth II (nascida Isabel Alexandra Maria, em inglês Elizabeth Alexandra Mary; Londres, 21 de abril de 1926 – Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, 8 de setembro de 2022), foi rainha do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações de 1952 até sua morte em 2022.