Qual foi a última bandeira do Brasil?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A atual bandeira foi implantada por meio de uma lei decretada logo após a Proclamação da República, em 1889. A última alteração realizada na bandeira do Brasil aconteceu em maio de 1992, quando novas estrelas foram acrescentadas.

Bandeira Provisória da República (1889)
Foi hasteada no dia da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889 e era uma cópia descarada da bandeira dos Estados Unidos. Como diz o próprio nome, bateu recorde ao ser utilizada somente durante 4 dias. Foi instituída após a Proclamação da República.

Durante a história do Brasil houve a criação de 13 bandeiras oficiais, contando com a atual. A mais recente versão sofreu algumas modificações nas cores, e o brasão monárquico de Dom Pedro I foi substituído pelo círculo azul com a faixa branca.

Bandeira Imperial do Brasil
A primeira bandeira do Brasil independente foi criada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848). À época, Debret trabalhava na corte imperial. Na bandeira imperial, o verde representava o brasão da família Bragança, à qual pertencia Dom Pedro I.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país. Belém ainda continua lá, mas com a criação do estado de Roraima, Boa Vista agora ostenta este título.

Desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, a bandeira do Brasil Império, de formato retangular e com fundo verde, tinha no centro um losango amarelo; dentro dele, o brasão nacional. O distintivo consistia em um escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho).

Estrela sozinha
A única estrela que aparece acima do lema “Ordem e Progresso” recebe o nome de Spica, a mais brilhante da constelação de Virgem. Ela representa o estado do Pará, que correspondia ao maior território acima da linha do Equador em 1889.

A nona bandeira é a mais curiosa, pois foi utilizada por apenas quatro dias, entre os dias 15 e 19 de novembro de 1989. Criada por Ruy Barbosa, ficou conhecida como Bandeira da República Provisória, sendo a flâmula muito parecida com a dos Estados Unidos, só que nas cores verde, amarelo, azul e branco.

Bandeira Real (1500 - 1521)
Era o pavilhão oficial do Reino Português na época do descobrimento do Brasil e presidiu a todos os acontecimentos importantes havidos em nossa terra até 1521.

A sexta bandeira é a primeira desenvolvida para o Brasil, e foi a Bandeira do Principado do Brasil, vigente de 1645 a 1816. Nela estavam presentes a cruz da Ordem de Cristo e uma esfera de ouro que era usada em outras bandeiras, como a do rei português dom Manuel I.

A intenção da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países.

Criada por Raimundo Teixeira Mendes, a atual bandeira brasileira foi oficializada em 19 de novembro de 1889 - quatro dias após a proclamação da República. É por isso que é esse o Dia da Bandeira.

As chamadas bandeiras foram expedições saídas de São Paulo para o interior da colônia. Elas iniciaram no final do século XVI e permaneceram até o início do XVIII. Seu objetivo principal era o apresamento de indígenas que seriam vendidos e escravizados.

Dannebrog

Ela é chamada de Dannebrog e é a bandeira de uso contínuo mais antiga do mundo, tendo em vista que a sua adoção oficial data do século XIV. Existe uma lenda de que a bandeira caiu do céu durante a Batalha de Lindanisse, em 1219, onde hoje fica a Estônia.

Considera-se que a adoção de tal nome tenha relação com a adesão ao ideal republicano que levou à criação dos Estados Unidos da América, no qual as Treze Colônias independentes entre elas e ligadas ao Império Britânico, formaram uma união federativa, ao passo que o Brasil durante o Império era um Estado unitário ...

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República. Naquela época, nem Roraima, nem Amapá existiam.

A terceira bandeira foi a “Bandeira de D. João III” que durou de 1521 a 1629. Essa bandeira foi utilizada durante o reinado de D. João III de Portugal, que era conhecido como “o colonizador”.

Raimundo Teixeira Mendes

Nossa bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares.

Trabalho inédito traz mais de 1.300 bandeiras do mundo inteiro - Notícias - Unesp - Universidade Estadual Paulista - Portal.

Enquanto isso, a cidade de Brasília, atual capital do Brasil, é representada na ocasião pela estrela sigma do Octante, também conhecida como Polar do Sul.