Qual foi a tribo que foi engolida pela terra?

Perguntado por: iprates . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Moisés aponta na direção das tendas de Corá, Datã e Abirão e diz que, se a terra se abrir e os engolir com tudo que possuem, todos saberão que eles desprezam ao Senhor. O chão começa a tremer e objetos caem. Os hebreus correm apavorados. Bina se agarra em Corá, em pânico.

Os filhos de Israel Coré, Datã, Abirão e seus 250 apoiadores estavam se rebelando e desobedecendo a autoridade de Deus quando se mostraram hostis contra Moisés e Arão. Este gesto de rebeldia afastaria o povo de Israel de adorar o verdadeiro Deus e rejeitavam Sua autoridade.

Corá, filho de Isar, do grupo de famílias levitas de Coate, teve o atrevimento de se revoltar contra Moisés. Ele se juntou com três homens da tribo de Rúben. Dois deles eram filhos de Eliabe e se chamavam Datã e Abirão; o outro era Om, filho de Pelete.

Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

Como foi dito, Corá pertencia à tribo de Levi. Ele era da casa de Isar, e provavelmente neto de Coate. Corá foi contemporâneo de Moisés e Arão, apesar de ser mais jovem que eles (cf.

Yunet

Yunet rouba o cajado de Moisés e leva ao faraó | Os Dez Mandamentos.

A história de Corá é encontrada em Livro de Números 16. Corá liderou uma revolta contra Moisés; ele morreu, juntamente com todos os seus co-conspiradores, quando Deus fez "a terra abrir a boca dela e engoli-lo e tudo o que lhes pertencia". No entanto, "os filhos de Corá não morreram".

Os filhos de Corá eram uma família levita do clã dos coatitas. Os filhos de Corá também são chamados na Bíblia de coraítas. Os coraítas descendiam de Corá, um levita da casa de Coate através de Isar (Êxodo 6:24; Números 26:58; 1 Crônicas 6:22-38; 9:19-32; 26:1-19).

Kátia Moraes. Esposa de Corá, mãe dos meninos Assir e Elcana.

Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.

Moisés aponta na direção das tendas de Corá, Datã e Abirão e diz que, se a terra se abrir e os engolir com tudo que possuem, todos saberão que eles desprezam ao Senhor. O chão começa a tremer e objetos caem. Os hebreus correm apavorados.

A lista de nomes nos primeiros cinco versículos do capítulo 7 indica que Esdras era descendente direto de Aarão, irmão de Moisés.

As escrituras declaram repetidas vezes que Satanás se rebelou abertamente contra Deus. O Senhor declarou, por exemplo: “Satanás se [rebelou] contra mim” (Moisés 4:3); “um anjo de Deus, que possuía autoridade na presença de Deus, (…)

Asafe foi um músico importante da época de Davi, e foi nomeado pelos principais levitas como responsável pela música, juntamente com Etã e Hemã, quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

“Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre” (Salmos 31:9). “Então, Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: 'Sentem-se aqui enquanto vou ali orar'.

Davi foi isolado do culto no Tabernáculo em Jerusalém, onde estava a Arca de Deus. A esta altura, é provável que ele não tivesse conhecimento se ia ser restabelecido ou não ao trono. Já no começo do Salmo, sentimos o clamor do coração do homem que quer mais de Deus do que qualquer outra coisa.)