Qual foi a terceira cidade planejada do Brasil?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

3. Salvador. Voltando bastante no tempo, a cidade de Salvador, capital da Bahia, também é considerada um município planejado.

Inaugurada em 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna a ser planejada. A cidade foi planejada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis.

Palmas é a capital de um novo estado criado no interior do Brasil para fomentar o desenvolvimento regional. Esta nova cidade foi planejada em 1989, durante o processo de redemocratização do país, em meio à crítica ao urbanismo modernista e às crescentes preocupações ambientais.

Uma cidade projetada
Somente um ano depois, com o desmembramento do Estado do Tocantins do Estado de Goiás pela Constituição de 1988, é que Palmas finalmente começou a surgir. A última capital brasileira planejada desfruta de uma posição privilegiada, funcionando como um elo entre a região Norte e o restante do País.

No Brasil são consideradas cidades planejadas, Salvador, fundada em 1549; Teresina; Aracaju; Belo Horizonte; Goiânia; Brasília; Palmas e Curitiba, que embora não tenha sido planejada, passou por um processo de reestruturação que se tornou referência mundial.

Cidades planejadas são aquelas que foram criadas a partir de um plano urbanístico previamente estabelecido, com o objetivo de otimizar o uso do espaço urbano e garantir melhores condições de vida aos seus habitantes.

São Vicente

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Teresina foi a primeira capital planejada e cons- truída sob o regime imperial, mas a história de sua fundação e as características de seu planejamento tem elementos próprios das ações urbanísticas do Brasil Colonial.

BELO HORIZONTE: A CIDADE PLANEJADA
Através do Decreto n.º 680, de 14 de fevereiro de 1894, foi criada a Comissão Construtora da Nova Capital – CCNC. Este decreto também definia que a Comissão Construtora teria um prazo de quatro anos para conclusão das obras. Aarão Reis, foi o engenheiro escolhido para chefiar a CCNC.

Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, por Martim Afonso de Souza. Itanhaém foi elevada à categoria de Vila no ano de 1561. Graças às construções da época, que eram de grande porte, conquistou o status de município.

Esta terça-feira (16) é feriado em Teresina, porque a capital do Piauí completa 170 anos de história. É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada.

O estado de São Paulo domina o topo do ranking com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.

Brasília

Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

Em 1859, o arquiteto Adolfo Herbster fez a primeira planta detalhada e precisa de Fortaleza. Na planta de 1875, ele esboçou a continuação de ruas e avenidas para a expansão da cidade.

Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 73% desses municípios tem entre 10 e 20 mil habitantes.

Em 21 de abril de 1960, Brasília nascia para o mundo e para a sua gente. Com os projetos urbanístico de Lúcio Costa e o arquitetônico de Oscar Niemeyer, surgia uma cidade sob formas inovadoras, diferente de tudo já feito até então.

1 – Amsterdã, Holanda
Para ser funcional, a cidade foi toda planejada com seus blocos habitacionais bem divididos e posicionados, além de ciclovias entre eles. Outro fator importante do seu planejamento: a cidade conta com grandes barreiras para o mar, além de um sistema hidroviário espetacular.

São Paulo, a maior cidade do Brasil, é um grande exemplo de cidade espontânea. Fundada em 1554, passou a crescer exponencialmente durante o desenvolvimento econômico, recebendo migrantes de diferentes locais do País em busca de trabalho e melhores condições de moradia.

As cidades não planejadas, chamadas também de cidades espontâneas, são aquelas sem nenhum planejamento urbano e que acabam se constituindo no decorrer do tempo conforme as pessoas se estabelecem, geralmente nas proximidades de rios e rodovias.

A cidade foi inteiramente projetada através do Plano Piloto feito por Lúcio Costa e teve orientação arquitetural de Oscar Niemeyer, famoso por suas obras da arquitetura contemporânea. Além disso, o engenheiro Joaquim Cardozo realizou os projetos estruturais dos edifícios mais complexos, como os palácios e a catedral.