Qual foi a teoria de Pitágoras?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Usando o método de Perigal
Considerando um triângulo retângulo ABC, este método consiste em construir quadrados nos lados do triângulo, e dissecar estes quadrados, para chegar verificar a expressão algébrica do Teorema de Pitágoras. Esta é uma das formas que mais deixa explicito a questão geométrica do Teorema.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.

O teorema de Pitágoras afirma que em um triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos dois lados menores é igual ao quadrado do lado maior (a hipotenusa). Podemos aplicar o teorema para encontrar o lado desconhecido de um triângulo retângulo, mesmo quando o comprimento desconhecido for um dos lados menores.

Ele defendia que todas as coisas são números e o princípio fundamental de tudo seria a estrutura numérica. Ou seja, o mundo surgiu quando precisou haver uma limitação para o ápeiron e essa limitação eram formas numéricas sobre o espaço. Os pitagóricos faziam um amálgama de concepções, como era comum na época.

Até hoje, o Teorema é muito utilizado em áreas como arquitetura, construção civil, urbanização e física, além da própria matemática. “O Teorema de Pitágoras é um dos aprendizados mais simples e importantes da geometria.

Pitágoras de Samos foi um dos grandes filósofos pré-socráticos e matemáticos da Grécia Antiga. Segundo ele “tudo é número”, frase que indica uma explicação para a realidade e tudo que existe no mundo. A ele foi atribuído o uso e criação dos termos “filósofo” e “matemática”.

É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

TEOREMA DE PITÁGORAS E A DESCOBERTA DA INCOMENSURABILIDADE
Ninguém sabe ao certo quem provou o teorema primeiro, considera-se que Pitágoras fez a primeira prova mesmo sem saber se de fato foi o próprio Pitágoras, mas por tradição o teorema recebeu o nome de Teorema de Pitágoras.

Pitágoras de Samos foi um filósofo, matemático e astrônomo grego.

Num triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado maior, o cateto "oposto" é o lado em frente a um dado ângulo e o cateto "adjacente" é o lado que forma o ângulo. Usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos. A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto.

O teorema de Pitágoras é uma relação entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo. De acordo com esse teorema, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos. Ou seja, se os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c, então c2=a2+b2.

Educai as crianças

A célebre frase “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” é de origem de Pitágoras. O filósofo acreditava muito no poder da educação, tendo sido um grande aprendiz e, posteriormente, um importante mestre e estudioso.

O Teorema de Pitágoras é considerado um dos alicerces da Matemática, pois através dele construímos e generalizamos diversas situações matemáticas, também possui grande importância no estudo da Física. A compreensão do Teorema é de grande importância para estudos futuros, relacionados à Geometria e Trigonometria.

Teorema é uma dedução lógica que pode ser provada a partir de deduções baseadas em axiomas (ou postulados). Ou seja, é o desdobramento de outros conceitos matemáticos considerados incontestáveis. O teorema precisa ser demonstrado — e essa demonstração pode ocorrer por outros teoremas.