Qual foi a teoria de Malthus criou?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica.

Segundo a Teoria Malthusiana, o crescimento da população se daria em progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32…), enquanto que a produção dos alimentos seguiria o modelo de progressão aritmética (2, 4, 6, 8, 10…). A conclusão é que o crescimento da população seria maior do que a quantidade de alimento produzido.

Definição da Teoria Malthusiana
A Teoria Malthusiana demonstrava uma preocupação com o controle do crescimento populacional, por isso fazia uma comparação entre o crescimento da população com a produção de alimentos.

As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...

A CRÍTICA DE MARX À TEORIA MALTHUSIANA
Para Marx, era “odioso colocar a culpa da pobreza nos pobres”, uma vez que o verdadeiro responsável pelo agravamento da pobreza no mundo era o sistema capitalista, ao não incluir todos de forma minimamente igualitária, gerando assim as desigualdades dentro da sociedade.

A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.

Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de ...

A premissa da Teoria Neomalthusiana determina que o crescimento da população tem como resultado o aumento da pobreza. Portanto, a principal característica dessa teoria é a defesa do controle da população, com vistas a evitar o aumento da pobreza na sociedade.

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

Em países desenvolvidos, onde há melhor qualidade de vida principalmente no contexto econômico sendo assim as famílias não se preocupam demasiadamente em gerar filhos. Devido a isso, os reformistas propõem reformas nos investimentos, para que haja equilíbrio da educação nesses países.

Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação. De acordo com a teoria reformista, se não houvesse pobreza as pessoas teriam acesso a educação, saúde, higiene, etc., o que regularia, naturalmente, o crescimento populacional.

A má distribuição da renda intensifica a pobreza. A teoria reformista foi elaborada em resposta à teoria neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento.

Soluções contra o aumento populacional
Para regular este desequilíbrio, Malthus defende meios como a guerra e as doenças a fim de controlar o crescimento dos menos afortunados economicamente. Deveriam ser abolidas, segundo Malthus, as ajudas aos pobres, pois estas não estimulavam que estes mudassem de vida.

07. Teoria que tentava explicar o atraso dos países subdesenvolvidos, segundo esta o elevado crescimento populacional aumentaria a pobreza e levaria este país à miséria. (A). Teoria de Malthus (B).

O crescimento populacional ou crescimento demográfico é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população.

A teoria malthusiana foi considerada errada porque o ser humano aprimorou suas técnicas de produção, conseguindo garantir recursos suficientes para toda a população mundial. Contudo, muitos ficam sem alimento devido a maneira que sua distribuição ocorre.

A primeira foi a Teoria Malthusiana, elaborada no final do século XVIII pelo pastor e economista inglês Thomas Malthus, que publicou a obra Ensaios sobre os princípios da população, onde escreve suas concepções acerca do crescimento populacional e suas consequências para o mundo.