Qual foi a Teoria de Laban?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A teoria de Laban é baseada em quatro categorias: corpo, expressividade, forma e espaço. A expressividade é composta por quatro fatores: fluxo (contido ou livre), espaço, peso e tempo. A forma é composta por três fases: forma fluída, forma direcional e a forma tridimensional.

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar. Use músicas celebrativas. Todos os movimentos, dentro de sua dança educativa, devem ser para o alto, na horizontal e baixo, para a esquerda e para a direita.

RUDOLF LABAN – (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.

Dessa forma, concluímos que a partir dos autores que referem-se ao método Laban, entendemos que as propostas de dança criativa no ambiente escolar, fomenta o desenvolvimento da personalidade integral do aluno, sua capacidade de pensar e racionar, assim como seus valores e hábitos de responsabilidade e cooperação.

A dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.

Os 5 Fatores de Movimento na Dança

  • Fluxo.
  • Espaço.
  • Peso.
  • Tempo.

Como qualidade de movimento o fluxo é o iniciador do movimento e sua presença é contínua.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Resposta: Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência. O espaço é onde se realiza o movimento. ... Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado).

Laban nos diz, por exemplo, que o espaço é o aspecto invisível do movimento, enquanto o movimento torna o espaço visível (Laban, 1966). Ele também nos diz que o espaço nunca está vazio. Há sempre matéria em movimento no espaço, seja o oxigênio e os gases invisíveis, ou os átomos de uma parede de concreto.

Laban ao apresentar seu método de notação, propõe a observação de quatro pontos constituintes do movimento: Corpo, Esforço, Planos e Espaço. Estes são os princípios básicos representados pelos símbolos da Labanotação, com os quais se criam as partituras de sequências de movimentos.

São quatro os fatores que imprimem qualidades específicas ao movimento: Fluência, Espaço, Peso e Tempo.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Rudolf von Laban entende que essa 'energia interna', essa intenção ou ideia do movimento, é o que determina o movimento externo expressivo. Essa 'energia interna', segundo Rudolf von Laban, é: a percepção.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Tipos de dança
Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc. Dança social - como a dança de salão.

Percepção do tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração); contrastes (rápido, médio, lento), contratempo. Além dessas características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como fundamental para o estudo da dança.

Os elementos formais da Dança, nestas diretrizes, são: movimento corporal: o movimento do corpo ou de parte dele num determinado tempo e espaço; • espaço: é onde os movimentos acontecem, com utilização total ou parcial do espaço; • tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração).

A teoria de Laban é baseada em quatro categorias: corpo, expressividade, forma e espaço. A expressividade é composta por quatro fatores: fluxo (contido ou livre), espaço, peso e tempo. A forma é composta por três fases: forma fluída, forma direcional e a forma tridimensional.

Existem três níveis da dança que levam em consideração a posição do corpo ereta, ou seja, de pé: nível baixo, médio e alto. Para perceber os níveis em dança devemos perceber a maior concentração de movimentos, ou seja: Se no nível baixo em dança, os movimentos se concentram mais próximo ao chão.