Qual foi a segunda rede social?

Perguntado por: ipimenta7 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Com a Web 2.0 em alta, surgiram as duas redes de relacionamento mais famosas até hoje: Orkut e Facebook. O primeiro, criado por um engenheiro turco, teve como público alvo os norte-americanos, porém se popularizou mesmo foi entre os países emergentes, como Brasil e Índia.

Classmates

A Classmates é considerada a primeira rede social da história, lançada em dezembro de 1995. O site era voltado para reunir estudantes de diversas escolas nos Estados Unidos e oferecia acesso a dezenas de arquivos de anuários desde a década de 1920 até os anos de 1980.

O Facebook continua a liderar o ranking de redes sociais mais populares, com 2,958 bilhões de usuários ativos mensalmente. Em segundo lugar, o YouTube tem 2,514 bilhões de usuários, seguido pelo Instagram, com 2 bilhões de usuários. Em qual posição o Twitter se encontra?

Algumas das redes sociais mais populares são Facebook, TikTok, Twitter e Instagram: todas têm recursos exclusivos, mas a maioria conta também com elementos semelhantes. A maneira mais cotidiana e convencional de usar a internet atualmente é através das redes sociais.

Venha com a gente!

  • Mídias sociais que não existem mais – Relembre. Prepare-se para uma viagem no tempo…
  • Fotolog. Ele ficou conhecido pelo público como flog, sendo que sua proposta era uma variação obvia dos sistemas de blog, já existentes na época. ...
  • My Space. ...
  • Orkut. ...
  • Diaspora. ...
  • mIRC. ...
  • ICQ. ...
  • MSN Messenger.

Twitter

Twitter: O Twitter hoje é considerado uma das plataformas de mídias sociais mais seguras do mundo. Com mais de 321 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, a empresa não economiza em ações que priorizem a privacidade e segurança dos seus usuários.

O Facebook, rede mais popular do Brasil na atualidade surgiu um mês depois do Orkut, em fevereiro de 2004, mas só explodiu para o mundo no final dos anos 2000, principalmente após as diversas polêmicas envolvendo os criadores e os direitos dos usuários.

À Barnes é atribuído o primeiro uso do termo rede social (social network), quando, em 1954, começou a usá-lo, sistematicamente, para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados, quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais.

O mIRC e o Orkut, antecessores do Facebook e WhatsApp, foram sucesso na época da lenta Internet discada, quando era necessária uma linha telefôncia para o acesso. A popularização da web, no final dos anos 90, trouxe força para as plataformas sociais que, até hoje, provocam nostalgia.

A primeira rede social
A precursora dos serviços atuais surgiu só em 1997, fora do Brasil, e se chamava SixDegrees. Nela, os usuários podiam criar uma página de perfil e adicionar amigos. E desde o começo o modelo já mostrava seu potencial. Foram 3,5 milhões de usuários no auge do SixDegrees, que saiu do ar em 2001.

O MySpace foi uma das primeiras redes sociais a surgir e ao mesmo tempo sumir. Lançada em 2003, a ideia da plataforma era dar visibilidade para artistas, seja divulgando suas músicas, álbuns, ou até projetos em vídeo, mesmo com os recursos limitados da época.

ICQ. Agora esse aqui já é até mais antigo que o MSN! Quem lembra do ICQ? Lançado oficialmente lá em 1996, ele foi uma das primeiras redes sociais da internet.

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022. “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”. A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais.

Apesar dos nomes mais “teóricos”, esses pilares nada mais são do que: conteúdo, engajamento e tráfego. Esses 3 elementos são fundamentais para você obter resultados nas mídias sociais. Por isso eles são pilares.

Facebook

O site de rede social mais popular é o Facebook, que reina supremo desde a sua criação. Quantas pessoas usam o Facebook? O Facebook tem cerca de 2,8 bilhões de usuários ativos mensais e cerca de sete em cada dez adultos dos EUA (69%) afirmam usar o Facebook de alguma maneira.

WhatsApp

WhatsApp
Pela base de cálculos usadas pela We Are Social e Meltwater, ele passou a ser, também, a rede social mais usada do Brasil como um todo em 2023. A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.