Qual foi a segunda esposa de Davi?

Perguntado por: emota3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Abigail. Abigail foi a segunda das esposas de Davi. Conforme descrito em 1 Samuel 25, ela se casou primeiro com um homem rico chamado Nabal, que tratou Davi com mesquinhez. Abigail sabiamente implorou a Davi que não matasse Nabal, e ele teve misericórdia.

Rei Davi teve oito esposas ao mesmo tempo e provou que, já no passado, a poligamia não dava certo. Com esposas em excesso e mais de 20 filhos, Davi se viu cheio de problemas.

Ainoã e Abigail, esposas de Davi
Davi e Mical não tiveram filhos juntos. Mas nesse contexto em que Davi teve fugir de Saul, ele acabou se relacionando com outras mulheres. Foi assim que ele se casou com Ainoã e com Abigail, por exemplo.

Não a única. Homens como Davi podiam ter várias mulheres. Betsabá foi a oitava. Segundo os relatos, foi a mais lasciva.

Ainoã foi o amor da juventude de Davi. Em Reis acompanhamos o início de sua relação com ele, bem jovem, e anos depois, quando ela se torna esposa de Davi. Vemos a personalidade dela bem sentimental e diversas vezes ciumenta, pois se lembra sempre que ele casou com Mical antes dela.

Ainoã (Raquel Anastásia) teve um desfecho trágico nos episódios mais recentes de Reis — A Consequência. Após a morte de Amnon (Luckas Moura), seu único filho e primogênito de Davi (Petrônio Gontijo), a personagem perdeu a vontade de viver e não resistiu.

Abner sobrevive à guerra contra os filisteus, mas, quando chega à casa de Saul em Gibeá, a família do rei já está morta. Após encontrar os corpos de Laísh, Adelina e Maya, o comandante se depara com Ainoã sem vida.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

Abital (Isabella Dionísio) é a sexta esposa, outra israelita e mãe de Sefatias.

Mical era idólatra. Todavia, o amor que sentia por Davi era propósito de Deus. Ela foi usada para intervir na história, contando o complô de Saul e ajudando seu marido escapar pela janela.

Davi pediu Ainoã em casamento durante a perseguição de Saul na quinta temporada de Reis. "Ainoã, casa comigo?" E toda uma nação de fãs de Davi pasmou.

As duas mulheres de Davi da mesma forma haviam sido levadas presas: Ainoã, da cidade de Jezreel, e Abigail, de Carmelo, a que fora esposa de Nabal. E assim Davi subiu para Hebrom com suas duas esposas: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, viúva de Nabal, o carmelita.

Ainoã foi a esposa de Saul na Bíblia. Ela era filha de Aimaás e é citada na Bíblia no Antigo Testamento no primeiro livro de Samuel (1 Samuel 14:50). O nome Ainoã significa “meu irmão é deleite”, e em algumas traduções bíblicas esse nome é registrado como Aquinoã.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).