Qual foi a segunda cidade do Brasil a ter energia elétrica?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

São Paulo

Rio Claro, em São Paulo, foi a segunda cidade a ter luz elétrica nas ruas, também em razão da presença de uma termoelétrica.

O primeiro prédio da cidade a ter energia elétrica foi a Estação Central do Brasil, em 1879. A partir de 1905, com a abertura da Avenida Beira Mar e da Avenida Central, atual Rio Branco, gás e eletricidade passaram a compartilhar a tarefa de iluminar a cidade.

Quem adora a magia trazida pelo Natal, com certeza vai amar conhecer um dos natais mais famosos e mais iluminados do Brasil, o Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul. Bengalas de açúcar, renas, luzes e imensos pinheiros compõe a decoração dessa cidade que respira natal e atrai turistas do Brasil e do mundo todo.

Com a metamorfose urbana do Rio no início do século, as referências à cidade como „cidade luz“ se tornam mais frequentes e entusiásticas.

A primeira cidade a receber luz elétrica nas ruas foi Campos dos Goytacazes, maior município do interior do Rio de Janeiro, em 1883. Isso ocorreu pelo fato da cidade ter recebido uma usina termelétrica.

Rio de Janeiro

A cidade de Campos, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter luz elétrica nas ruas, em virtude da presença de uma usina termoelétrica, desde 1883. Rio Claro, em São Paulo, foi a segunda cidade a ter luz elétrica nas ruas, também em razão da presença de uma termoelétrica.

Alessandro Volta (1745-1827)
Tendo em vista o legado de Benjamin Franklin, o físico italiano Alessandro Volta descobriu que a eletricidade poderia ser gerada a partir de reações químicas. Pioneiro nos estudos sobre potência elétrica, o pesquisador também foi o inventor da pilha.

  • William Greener
  • Henry Leland
  • Schuyler Wheeler
  • Ebenezer Kinnersley

A energia elétrica chegou com a Light, em 1899. Mas a primeira experiência foi em 1900, com o começo dos bondes. Os lampiões de gás funcionaram na cidade até 1929 - quando eram 10.711. No mesmo ano, começou a troca por luminárias elétricas incandescentes.

Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a introduzir a eletricidade na iluminação pública, datada de 1895. Assim, foi possível a instalação do bonde elétrico na cidade, ainda no início da década de 1910.

As usinas de Itutinga, Piau e Tronqueiras foram inauguradas em 1955. No ano seguinte, foi a vez de Salto Grande (oficialmente denominada Américo René Gianetti). As usinas de Cajuru e Camargos começaram a gerar energia em 1959 e 1960, respectivamente.

Pedro II (hoje Central do Brasil), no Rio de Janeiro, foi o primeiro espaço a receber luz elétrica na América do Sul. A eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomóveis (máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas). Isso foi em 1879.

O inventor Thomas não inventou apenas a lâmpada. Ele registrou 2.332 patentes.

Campinas (98,1%), Fortaleza (97,9%) e São Paulo (97,6%) completam a lista das grandes cidades com maior cobertura de iluminação pública do País.

Paris

Na verdade Paris é chamada de Cidade Luz pois durante séculos as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes eram atraídas para Paris.