Qual foi a segunda atividade econômica desenvolvida pelos portugueses no Brasil?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

cana-de-açúcar

O ciclo da cana-de-açúcar foi o segundo ciclo econômico desenvolvido durante o Brasil colonial. Era um produto valorizado no mercado europeu e os portugueses já plantavam a cana em outros locais e, portanto, possuíam técnicas de plantio.

Desse modo, a economia passou a ser baseada em novas produções agrícolas como a cana-de-açúcar, o algodão, o tabaco e a mineração. A produção açucareira foi o principal produto da economia até meados do século XVIII. O cultivo da cana-de-açúcar tinha como finalidade abastecer também o mercado europeu.

A pecuária e a exploração do ouro foram atividades importantes para a colonização efetiva das áreas do interior do território.

O Brasil foi responsável pelo fornecimento de matérias-primas em diferentes períodos: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração, café.

3. Setor terciário. Responsável por mais da metade do PIB do Brasil e pela geração de 75% de empregos, o setor terciário é composto por venda de produtos e prestação de serviços.

Pau-brasil: Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia - UOL Educação.

Atividades como a pesca, extração mineral, metalurgia, indústria de alimentos, vestuários, construção e armamentos eram lucrativas e conseguiram manter economicamente bem um grande número de pessoas.

Vamos conhecer melhor cada um desses setores, suas principais atividades econômicas, e entender como contribuem para o desenvolvimento do país.

  • Setor primário. ...
  • Setor secundário. ...
  • Setor terciário. ...
  • Agricultura. ...
  • Pecuária. ...
  • Mineração. ...
  • Serviços. ...
  • Indústrias.

O Brasil tinha menos de dez milhões de habitantes, dado apurado pelo Censo de 1872. A atividade econômica era centrada no café e na exportação de poucos produtos primários. A relação social fundamental era a escravidão, o que gerava um mercado interno diminuto.

letra b: A atividade econômica que motivou a expansão foi a lavoura cafeeira, que cresceu durante o século XX, tornando-se por muitas décadas a principal fonte de riqueza do Brasil.

Houve diversos ciclos econômicos em nosso país desde o descobrimento em 1500. Esses ciclos se referem às atividades econômicas de destaque em períodos distintos, como ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.

a) Entre 1500 e 1535, a principal atividade econômica na colônia foi a extração do pau-brasil, madeira então abundante em nosso litoral e obtida mediante troca com os índios.

A economia colonial consistia na exploração de riquezas para atender aos interesses do mercado externo por meio da mão de obra escravizada. A partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, deu-se início ao processo de independência, rompendo-se os laços políticos entre colônia e metrópole.

O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.

agricultura

A agricultura constitui, ao lado da criação de animais, a primeira atividade econômica da humanidade. Teve início durante o período Mesolítico (de 10000 a 5000 a.C.).

O desenvolvimento do tráfico negreiro no Brasil está associado com a instalação da produção açucareira que aconteceu no país, em meados do século XV.

O ciclo do café foi o responsável pelo impulso à economia brasileira do início do século XIX. Esse período foi marcado pelo intenso desenvolvimento do país, com a expansão de estradas de ferro, a industrialização e a atração de imigrantes europeus.

Milagre econômico (1969–1973)
Entre 1969 e 1973, o Brasil viveu o chamado Milagre Econômico, quando um crescimento acelerado da indústria gerou empregos e aumentou a renda de muitos trabalhadores. Houve, porém, ampliação da concentração de renda.

Os ciclos econômicos são períodos marcados por flutuações na atividade econômica de um país em longo prazo. Eles são marcados por quatro períodos principais: expansão, boom, contração e recessão, alternando tempos de economia próspera com tempos de estagnação ou crise.

Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina – encontramos-nos na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.