Qual foi a saudação de Isabel para Maria?

Perguntado por: mfelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Isabel, movida pelo Espírito Santo, exclama: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto que nasceu do teu ventre. Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”.

41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!

Significado católico da fogueira de São João
Nossa senhora indagou como seria possível saber sobre o nascimento, do garoto, e Isabel avisou-lhe que faria uma fogueira grande que poderia ser vista de longe, além de erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.

Isabel, movida pelo Espírito Santo, exclama: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto que nasceu do teu ventre. Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”. Ela vê em Maria a mãe do seu Senhor e o menino que carrega no seu ventre, o futuro João Batista, exulta no seu ventre.

Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.

O encontro de Maria e Isabel
O Evangelho de Lucas narra o encontro de Maria com sua prima Isabel. Nessa narrativa, podemos perceber como aquele encontro foi transformador para a vida das duas. Naquele momento elas estavam ali juntas, se apoiando, se cuidando, e o mais importante, não se julgaram.

Lucas 1. 39 Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judeia, 40 onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

60 anos

Isabel tinha cerca de 60 anos quando descobriu que estava grávida. O marido dela, o sacerdote Zacarias, que também era idoso, ficou mudo quando recebeu a notícia.

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre. Então Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: — Bendita é você entre as mulheres, e bendito o fruto do seu ventre! E que grande honra é para mim receber a visita da mãe do meu Senhor!

O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Logo podemos entender que o significado desse nosso cumprimento é exatamente a saudação do anjo Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que ela seria a mãe do Salvador (Lc 1, 28). “Ave Maria” (ou “Salve Maria”) significa “Alegra-te Maria”.

Pelo que se depreende do Evangelho de Lucas, o fato se deu em casa, porque Isabel estava presente, e conforme a Lei a mulher não podia sair à rua antes de transcorridos 40 dias do parto, se tivesse dado à luz um varão. O prazo era contado em dobro, caso o nascituro fosse do sexo feminino.

Zacarias e sua mulher, Isabel, eram judeus e moravam perto de Jerusalém. Eles obedeciam aos mandamentos de Deus. Durante muitos anos, eles oraram para ter um bebê. Quando ficaram velhos, ainda não tinham tido filhos.

O anjo Gabriel apareceu a Zacarias e anunciou que Zacarias e a esposa, Isabel, teriam um filho a quem chamariam de João. Seis meses mais tarde, o mesmo anjo apareceu a Maria e anunciou que ela seria a mãe do Filho de Deus. Maria visitou Isabel e elas se regozijaram com a vinda do Salvador.

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Ela deu um grande grito e disse: Tu és bendita mais que todas as mulheres. Bendito também é o fruto de teu ventre!

Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Também nós podemos descobrir a presença de Deus em nossa vida e escutar aquela “palavra” que Ele dirige a nós, para convidar-nos a realizar na história, aqui e agora, a nossa pequena parte do seu grande desígnio de amor.

Quando pensava numa saída para o seu impasse, recebeu a visita de um anjo, em sonho, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

Maria e Isabel encontraram graça com Deus
Isabel estava grávida naquela época com João Batista. Deus havia confiado a ela a tarefa de ser a mãe de um homem que havia sido profetizado sobre gerações anteriores. Ela havia encontrado grande graça com Deus por causa de seu temor divino.

Maria deve ter sentido que Isabel era uma pessoa segura. Ela poderia ir até ela com essa história sobrenatural e Elizabeth a receberia com compaixão. Uma vez lá, ela descobriria que Isabel tinha sua própria história sobrenatural de Deus.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.