Qual foi a religião que os portugueses trouxeram para o Brasil?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 16 votos

O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica. Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças.

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.

A cultura portuguesa é muito rica e envolve a influência de outros países, seja na gastronomia, nas artes e outros aspectos. Diversificada, intensa e muito apaixonante, a cultura portuguesa encanta em vários aspectos, afinal, quem nunca provou um prato português e ficou encantado, né?

Igreja Católica

No entanto, no Brasil, as manifestações religiosas, sofreram modificações em sua base devido às influências culturais a que foram confrontadas, especificamente a Igreja Católica, que foi a primeira religião que chegou às terras brasileiras.

Além de trazer a língua portuguesa, outras heranças foram deixadas pelos portugueses no Brasil. O catolicismo, crença da maioria das pessoas no Brasil, teve influência destes portugueses que vieram para cá. Duas famosas festas celebradas em nosso país também foram introduzidas por eles – o carnaval e a festa junina.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

Durante muito tempo, historiadores enxergaram a catequização indígena como uma mera imposição, na qual o cristianismo era forçado na cultura nativa.

Tal predominância é decorrente da presença da Igreja Católica em toda a formação histórica brasileira. A chegada de membros do clero católico ao território brasileiro foi simultânea ao processo de conquista das terras do Brasil, já que o reino português tinha estreitas relações com a Igreja Católica Apostólica Romana.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

O primeiro contato com os índios brasileiros foi o escambo. Os portugueses ofereciam objetos como espelhos, cordas, apitos e facas em troca de trabalho.

Continua sendo o mesmo de sempre: mentiras, bajulação, descaso, cinismo, ineficiência, corrupção, egoísmo, interesses particulares em detrimento do interesse geral, péssimos critérios de justiça e de mérito. Nosso pensamento jurídico é ultrapassado, ainda fincado no raciocínio jurídico dos portugueses da antiguidade.

O fado, o folclore, os azulejos, a literatura, a arte manuelina são algumas das manifestações e símbolos autênticos da Tradição Portuguesa e de contribuição para o Património Mundial. Os Produtos Tradicionais Portugueses cruzaram gerações e tocam-nos o coração.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

Selecionamos os principais costumes e tradições de Portugal, para que possa conhecê-los e saber mais sobre a cultura portuguesa.

  • Danças Tradicionais. ...
  • Azulejos Portugueses. ...
  • Galo de Barcelos. ...
  • Artesanato. ...
  • Doces Conventuais. ...
  • Festas e romarias. ...
  • Gastronomia. ...
  • Vinho do Porto.

O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica. Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças. "A própria chegada dos portugueses é uma chegada acompanhada de um evento religioso.

Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prática evangélica.