Qual foi a razão da morte de Escobar Dom Casmurro?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela. Mandou-a para a Suíça com o filho, onde ela morreria. Adulto, Ezequiel voltou ao Brasil, mas Bento não conseguia ver nele senão o retrato de Escobar.

Por fim, eles se separam e Bentinho vai para a Europa. De volta ao Brasil, torna-se cada vez mais amargurado e nostálgico por sua vida. Capitu, por sua vez, acaba por falecer no exterior. Após a morte da mãe, o filho tenta uma reaproximação com seu pai, que o rejeita novamente.

No velório, o protagonista percebe, através do olhar de Capitu, que ela estava apaixonada pelo seu amigo. A partir daí, fica obcecado com a ideia, reparando em cada vez mais semelhanças entre Ezequiel e Escobar. Pensa em matar a mulher e o filho, mas decide cometer o suicídio quando é interrompido por Ezequiel.

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.

“E essa coisa não era chifre”, completa. Pouco tempo antes, outro havia afirmado categoricamente e em letras maiúsculas: “Capitu traiu Bentinho SIM”.

Escobar: amigo de Bentinho, seminarista, “era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos,… como tudo“. Ezequiel Escobar foi colega de seminário de Bentinho e, como este, não tinha vocação para o sacerdócio. Melhor amigo de Bentinho.

Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Enquanto Bentinho era de uma família aristocrática, de tradição rural, Escobar era filho de um advogado e vivia no Rio com um parente comerciante, possivelmente parte da burguesia que começava a se estabelecer no período. Capitu, apesar de ser de uma família sem posses, era vizinha de Bentinho na infância.

Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

Capitu, conhecida por seus "olhos de ressaca" e Bentinho com sua insegurança em relação à ninfa (como a chama no primeiro beijo do casal), nos faz lembrar dos nossos próprios medos e receios.

Dom Casmurro nos ensina, portanto, que a realidade financeira atual de qualquer indivíduo é interina. São muitas as questões que podem impactar a renda, e ela tende a ser variável de menor controle em qualquer orçamento.

Sendo verdadeira a suposição, fica encerrada a questão do adultério. O amante de Capitu era o próprio Machado.

No livro "Dom Casmurro", por que Machado de Assis trata o leitor por "tu", mas o personagem Bentinho trata a Capitu por "você", sendo que eles eram amigos de infância?

Bentinho, então, pensa em matar Capitu e seu filho. Entretanto, decide cometer suicídio. Coloca veneno no próprio café, mas o menino Ezequiel entra no gabinete.

José Dias, em uma de suas visitas ao seminário, é interrogado por Bentinho a respeito de Capitu e responde que ela está alegre como de costume, adicionando que ela ainda conseguiria arranjar um dos rapazes da vizinhança para casamento. Nesse momento o vago sentimento de suspeita transforma-se em ciúme definitivo.

O menino seria a prova viva da traição. Capitu e eu, involuntariamente, olhamos para a fotografia de Escobar, e depois um para o outro. Desta vez a confusão dela fez-se confissão pura. Este era aquele; havia por força alguma fotografia de Escobar pequeno que seria o nosso pequeno Ezequiel.

Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".

Depois de alguns anos, Capitu finalmente tem um filho, e o casal pode retribuir a homenagem que Escobar e Sancha lhe haviam prestado: o filho é batizado com o nome de Ezequiel.

O bebê era vivido pelos gêmeos Natã e Andrey Beltrão, que se revezavam no papel. Hoje, vinte anos depois, os irmãos de 21 anos - que são cariocas - continuam morando no Rio, mas não fazem mais parte do meio artístico. Filhos do militar Sandro Beltrão, os rapazes são apaixonados por carros e motos.

O segundo, Bentinho, casa-se, como se sabe, com Capitu, o casal tem um filho e, em espelho de reciprocidade simpática, dão a ele o nome do amigo: Ezequiel.