Qual foi a rainha que matou o rei?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Maria Teresa da Espanha

Maria Teresa
Nascimento10 de setembro de 1638
Mosteiro e Sítio do Escorial, El Escorial, Espanha
Morte30 de julho de 1683 (44 anos)
Palácio de Versalhes, Versalhes, França

O julgamento foi entendido como de fachada e condenou Maria Antonieta à morte na guilhotina por alta traição à França, sendo guilhotinada no dia 16 de outubro de 1793, mais precisamente às 12h15min.

O início da Revolução Francesa se deu com a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789. Com o início da revolução, Maria Antonieta viu o absolutismo francês ruir, e sua vida passou a correr risco. Ela e seu marido foram obrigados a abandonar Versalhes e passaram a viver em Tulherias, palácio que ficava em Paris.

Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. A partir de 1792, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome devido à sua doença mental.

Lavoisier mudou o mundo da química, mas acabou morto como um traidor do Estado durante a Revolução Francesa. "Foi o suficiente para eles cortarem a cabeça, não será suficiente por um século para que outro igual surja", disse o matemático ítalo-francês Joseph-Louis Lagrange.

Luís XVI, rei

Em 21 de janeiro de 1793, um domingo pela manhã, Luís XVI, rei da França, foi levado à guilhotina erguida na Place de la Revolution (hoje Place de la Concorde), em Paris, onde foi decapitado.

No mesmo ano, o rei foi oficialmente preso e enviado, junto com a família, para a Torre do Templo. Luís 16 foi guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. Maria Antonieta teve o mesmo destino em 16 de outubro do mesmo ano.

Luís XVI tinha 35 anos quando a Revolução Francesa eclodiu, em 1789; 38 quando fora deposto, em 1792; e 39 em sua execução pelas mãos do famoso carrasco Carlos-Henri Sanson.

Era uma forma de se declarar, de maneira corajosa, como mártir e leal guardiã da monarquia. Com sua roupa, ela dizia aos revolucionários que eles haviam tomado a coroa, mas jamais quebrariam seu espírito.

Henri Sanson

Em 15 segundos, o ato foi consumado. Henri Sanson tomou a cabeça de Maria Antonieta pelos cabelos, e acenou para mostrá-la a multidão, que explodiu em milhares de "Viva a República!

Monarca absoluto da França. Quando Luís XVI subiu ao trono em 1774, tinha 19 anos.

“Se o povo tem fome e não tem pão, que coma brioches”. Esta célebre e infeliz exclamação, atribuída a Maria Antonieta (1755-1793), esposa do Rei da França, Louis XVI, foi muito mal recebida pela população faminta que se amontoava às portas do Palácio do Trianon, exigindo pão.

Tinham passado sete anos desde a boda, mas o casamento ainda não fora consumado em virtude da fimose e do medo de ser operado do seu marido. Mas a falta de herdeiros era considerada uma ameaça para uma monarquia em torno da qual começavam a soprar os ventos revolucionários.

Maria Antonieta

Maria Antonieta - última rainha da França.

Sophie Charlotte de Mecklenburg-Strelitz (1744-1818) foi a rainha consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda após a união dos países. Há registros históricos de que ela foi a primeira monarca da Inglaterra com ascendência africana e os quadros que a representam sofreram um “embranquecimento”.