Qual foi a rainha mais famosa?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A Cleópatra de Elizabeth Taylor pode ter sido a mais famosa, mas não foi a primeira.

Ela pertencia à dinastia ptolomaica, sendo culturalmente grega, apesar de ter nascido no Egito. Ela também ficou marcada por ter se envolvido com dois dos mais poderosos homens da república romana, Júlio César e Marco Antônio. Cleópatra teve um curto romance com Júlio César, tendo um filho com ele.

Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da história, famosa por sua suposta beleza e intelecto, por seus casos de amor conturbados com Júlio César e Marco Antônio e por ser a última faraó ativa do antigo Egito.

Festas da monarquia dinamarquesa foram reduzidas em respeito à morte da rainha Elizabeth. Única rainha do mundo depois da morte de Elizabeth II, a monarca Margrethe II, da Dinamarca, realizou uma série de celebrações discretas neste fim de semana para marcar os 50 anos da sua coroação, relatou o The Guardian.

Legenda da foto, Da esquerda para a direita e com anos de reinado: Joana I, 10 a 19 de julho de 1553; Mary 1ª , 1553-1558; Elizabeth 1ª , 1558-1603; Mary 2ª, 1689-1694. Na longa história da Inglaterra, mais tarde do Reino Unido, houve um total de 61 monarcas e apenas sete foram mulheres.

Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. A partir de 1792, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome devido à sua doença mental.

Ao todo, são cerca de 44 monarquias no mundo. A maioria faz parte da Commonwealth, comandada pela monarquia britânica.

Mais do que ter desposado dois irmãos, Cleópatra entrou para a história, entre outras façanhas, por ter sido amante de dois dos mais poderosos homens da época: o ditador Júlio César (100-44 a.C.) e o general Marco Antônio (83-30 a.C.).

fez o melhor possível para persuadi-lo de que, com base na ascendência de Cleópatra (e de seu nome), ela era membro da dinastia greco-macedônia que se impusera no Egito, e que, a despeito de sua fluência na língua egípcia, do estilo de suas roupas, e do luxo de sua corte, ela era grega de origem.

Assim a rainha Cleópatra do Egito não está citada na Bíblia. Poderia ter até alguma relação com o Novo Testamento, que se situa nas proximidades dos anos que viveu. Seu suicídio, picado por uma víbora ocorreu no ano de 30 a.C. Da literatura paralela da época encontramos algum material sobre a rainha Cleópatra.

Nefertari

Nefertari foi uma grande rainha egípcia, esposa de Ramessés II faraó do Egito, cujo nome significa "a mais bela", "a mais perfeita" e é muitas vezes seguido pelo epíteto "amada de Mut".

Cleópatra era um nome popular entre as mulheres da realeza do Egito, principalmente durante o final da dinastia Ptolomaica. De origem grega, essa dinastia administrou o Egito de 305 a.C. a 30 a.C., e dela surgiram 15 Ptolomeus e 7 Cleópatras.

Hatshepsut

No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito.

Não era esperado que Elizabeth (ou Elizabete) fosse rainha da Inglaterra, pois ela tinha dois meios-irmãos: Maria e Eduardo. Ambos subiram ao trono inglês, mas morreram sem herdeiros e por isso, Elizabeth foi declarada rainha em 1558, após o falecimento da rainha Maria I.

Margarida II, da Dinamarca, é a única rainha reinante viva mais antiga do mundo após a morte de Elizabeth II, do Reino Unido. No trono desde 1972, ela é conhecida por por sua personalidade divertida e por realizar trabalhos fora dos serviços oficiais da realeza. Inclusive, irá estrear um filme da Netflix em 2023.

Motivar seus liderados é uma atitude fundamental para um bom líder. Assim como seu pai fez no início da Segunda Guerra Mundial, a Rainha Elizabeth II ajudou a tranquilizar e a guiar os britânicos no início da pandemia de Covid-19 com um raro discurso televisionado.

Ela nunca se casou, apesar de ter tido vários pretendentes; as razões para isso não são claras. Historiadores especularam que Tomás Seymour facilitou-lhe relações sexuais, ou que ela sabia ser estéril. A rainha considerou vários pretendentes até os cinquenta anos.

Isabel II, em inglês: Elizabeth II (nascida Isabel Alexandra Maria, em inglês Elizabeth Alexandra Mary; Londres, 21 de abril de 1926 – Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, 8 de setembro de 2022), foi rainha do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações de 1952 até sua morte em 2022.

D. Maria foi esposa, mãe, soberana e primeira mulher chefe de Estado no Brasil. Quem conhece sua história, sabe que foi uma rainha justa e protagonista memorável de nossa história.