Qual foi a prova mais difícil do Enem?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

A professora Renata Esteves aponta a questão 89 de ciências humanas do caderno rosa como uma das mais exigentes da edição do exame.

As maratonas são as provas mais cansativas: as distâncias vão de 10 quilômetros para mulheres e 20 a 50 quilômetros para homens.

Uma das características apontada pelo estudante é o grau de dificuldade das questões da OBMEP. A possibilidade de ter sucesso nos vestibulares é grande, pois, de acordo com José Márcio, “algumas questões da olimpíada são mais difíceis que as do Enem”.

Segundo professores, essas questões apresentaram um grau de complexidade menor e poderiam ser resolvidas rapidamente

  • Questão 81 (História)
  • Questão 65 (Geografia)
  • Questão 3 (Inglês)
  • Questão 63 (Filosofia)
  • Questão 64 (Sociologia)
  • Questão 6 (Português)
  • Questão 31 (Português)
  • Questão 34 (Português)

A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) possui um dos cursos de graduação mais concorridos do Brasil, somando mais de 300 candidatos por vaga para ingressar em Medicina. Na edição de 2023, 67.657 pessoas se inscreveram para concorrer às 7.690 vagas dos cursos ofertados.

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos.

Nesse sentido, alguns cursos que se destacam pela complexidade são Engenharia Aeroespacial, Medicina e Direito.

Embora seja uma prova mais longa, os 200 metros são corridos normalmente com mais velocidade relativa que os 100 metros: o recorde do mundo de 19.19 s de Usain Bolt corresponde a uma velocidade de 37.52 km/h, enquanto que a marca de 9.58 s do mesmo Usain Bolt nos 100 metros representa uma velocidade de 37.58 km/h.

100 metros rasos – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova do Brasil, aplicada anualmente para mais de 5 milhões de estudantes do ensino médio.

A primeira coisa que deve ser esclarecida é que as diferentes cores das provas do Enem não têm nenhuma relação com o conteúdo das mesmas. Ou seja, não há uma cor que indique uma prova mais fácil ou mais difícil, nem uma cor que corresponda a uma determinada área de conhecimento.

Foram três quesitos com algum cálculo e 12 teóricas. "Uma prova em um nível alto, com questões muito bem elaboradas, envolvendo quase sempre mais de um assunto. A surpresa foi a ausência de cálculos estequiométricos e a presença de três questões envolvendo um esquema de reações para serem a analisados", afirmou Mauro.

Qual é a nota máxima em cada uma das provas? O candidato pode atingir um máximo de 1000 (mil) pontos em cada uma das cinco áreas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Redação e Ciências da Natureza).

Depois da Redação, as matérias que mais têm peso no Enem são aquelas que possuem relação com o curso escolhido pelo candidato. Por exemplo, se um estudante almeja cursar Direito e faz o Enem, os maiores pesos serão as matérias de Ciências Humanas e Linguagens.

Enem 2021: veja as médias e notas máximas e mínimas

ProvasProficiência médiaNota máxima
Linguagens501,83826,1
Ciências Humanas519,61846,9
Ciências da Natureza491,05867,1
Matemática533,72953,1