Qual foi a promessa que Deus fez a Abraão?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Nesse sentido, pensar a aliança estabelecida entre Abraão e o Deus hebreu é entender a constituição desse povo como tendo sido realizada a partir de um pacto, no qual os homens dedicariam a vida ao Deus monoteísta, abandonando a idolatria a diversos deuses, praticada pelos antepassados de Abraão.

A aliança de Deus com Abraão prometeu-lhe uma família de bênçãos para toda a terra, de modo que, tão numerosas quanto as estrelas, “assim será a tua descendência” (Gn 15: 5).

Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.

Deus prometeu um filho a Abraão e os anos se passaram, mas Sara já de idade avançada concebeu. É interessante como Deus faz as coisas. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor” (Isaías 55.8).

25 anos

Assim, podemos dizer que Abraão esperou por 25 anos pelo cumprimento da promessa divina.

Deus prometeu multiplicar os descendentes, mas deixou Abraão esperar 25 anos para o nascimento do filho que seria necessário para cumprir as promessas. Isso exigia uma intervenção divina, pois a mulher de Abraão não tinha mais condições de ser mãe. Abraão continuou confiando e esperando, e o filho, Isaque, nasceu.

ABRAÃO TINHA 75 ANOS QUANDO DEUS PROMETEU UM FILHO, ISAQUE SÓ NASCEU QUANDO ELE TINHA 100 ANOS.

A aliança que Deus vai fazer com Abrão no capítulo de hoje tipifica o casamento, como se Deus estivesse removendo toda distância entre Ele e Abrão e formalizando a relação. E como o anel de aliança entre o homem e a mulher é o símbolo do casamento, o sacrifício de animais foi o símbolo dessa aliança entre Abrão e Deus.

A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência. Foi exatamente isso que Abraão fez, deixou seu ego e suas necessidades pessoais para atender os desejos de Deus. Cumprindo de maneira honrosa todas as ordens dadas á ele.

O sinal do convênio que Deus fez com Abraão foi a circuncisão. A circuncisão simboliza pureza perante Deus e também é um lembrete simbólico das promessas que o Senhor fez a Abraão com respeito a sua posteridade. Você pode ler mais sobre a circuncisão no Guia para Estudo das Escrituras.

O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.

Moisés

A terceira aliança foi com Moisés, com os Dez Mandamentos. Ele “pegou o livro da aliança e o leu para o povo. Eles disseram: 'Faremos tudo o que Javé mandou e obedeceremos'.

Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.

A bíblia diz que Abraão amava Isaque. Deus agora vai “pedir a promessa de volta” pede que Abraão faça um sacrifício, mas dessa vez não era um sacrifício que Abraão estava acostumado a fazer, pois, Deus pede Isaque como sacrifício.

Acreditou em Deus e viveu segundo a fé. Na fé, praticou a justiça, até mesmo para com seus inimigos. Impressiona, em Abraão, seu coração de pai. Acreditou que seria pai de um grande povo, em que todas as famílias da Terra seriam abençoadas (Gn 12,2s).

Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação.

Dentre suas últimas palavras sobre a Terra, depois de todas as ações e ensinamentos, o Senhor deixa assegurada uma promessa um tanto quanto misteriosa aos seus discípulos: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).

As promessas de Deus sempre se cumprem.
Deus promete perdoar todos os pecados de quem aceita Jesus como seu salvador. Ele também promete estar conosco e nos ajudar a vencer todas as dificuldades. Deus promete que o Espírito Santo nos guiará e que no fim teremos a vida eterna com ele, livres do pecado e do sofrimento.

Hebreus 10:23 NVT
Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa.

Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.