Qual foi a promessa de Jefté?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Um dos Juízes de Israel (séc. XII a.C.), Jefté estava em guerra com os amonitas numa disputa sobre terras e fez um voto ao Senhor: "Se me entregares os filhos de Amon, e eu voltar para casa vitorioso, quem primeiro sair pela porta ao meu encontro, será do Senhor e o oferecerei em holocausto."

A história de Jefté nos ensina sobre a importância da fidelidade a Deus, mesmo em meio às dificuldades e desafios. Mesmo sendo rejeitado por sua família e expulso de casa, Jefté não abandonou sua fé e confiança em Deus.

Seguindo o padrão dos líderes do livro de Juízes, Jefté era um líder improvável. Era filho de uma prostituta e, depois de crescido, foi expulso de sua família e sua casa por seu meioirmão. O Senhor usou essa pessoa de situação humilde, porém, para libertar Israel de seus inimigos.

Ele é um nome hebraico que se translitera como JEPHTHAH em Inglês e quer dizer “ele abre”, “aquele que abre”, “o que Jeová liberta”.

A terra de Tobe era um território ao oriente de Gileade, onde Jefté se refugiou quando foi expulso de casa pelos seus meio-irmãos (Jz 11.2), e onde permaneceu à frente de um bando de aventureiros, até que o foram buscar àquele sítio os anciãos de Gileade (Jz 11.5).

seis anos

7 E Jefté julgou Israel seis anos; e Jefté, o gileadita, faleceu, e foi sepultado nas cidades de Gileade.

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

Ele foi o fundador do clã de Gileade, ou seja, o progenitor da família tribal dos gileaditas. A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito (Números 26:29,30; 27:1; 36:1; Josué 17:13; 1 Crônicas 2:21,23; 7:14-17).

Jefté estava debaixo de um terrível legado de rejeição e imoralidade. Duramente rejeitado por seus irmãos, esse guerreiro se tornou num homem discriminado. Era literalmente a expressão da vergonha do pecado de seu pai. Era filho de um adultério.

Filha de Jefté

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

Otoniel; Eúde; Sangar; Débora; Gideão; Tolá; Jair; Jefté; Ibsã; Elom; Abdom; Sansão; Eli; Samuel.

Juízes 11:29: “Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas. Capacitado e fortalecido pela presença do Espírito de Deus, ele enfrentou o inimigo! Os versos 32 e 33 declaram que Deus os entregou nas suas mãos!

Um ramo da tribo de Manassés, descendendo de Gileade, ou habitando em Gileade (Nm 26.29 – Jz 12.4 – 2 Sm 17.27 – 1 Rs 2.7 – Ed 2.61 – Ne l. 63).

otniel

otniel foi o primeiro juiz de israel depois de Josué. Ele livrou a terra da opressão do rei da Mesopotâmia.

Samuel

Quem escreveu esse livro? Não sabemos quem escreveu o livro dos Juízes. Uma tradição judaica diz que Samuel escreveu ou compilou o livro. Contudo, o livro reflete a perspectiva de uma época muito posterior, após a conquista das tribos do norte de Israel pela Assíria por volta de 721 a.C. (ver Juízes 18:30).

O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”.

1 Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté. 2 Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, e, sendo os filhos desta mulher já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.

Elisha: Significa “Deus é salvação”, "meu Deus é salvação", “Deus é o meu auxílio”. Esse nome masculino surge a partir do hebraico Elisha, que faz a junção dos termos El, que significa “Deus” e yésha, que significa “salvação”.

Por causa de seu sotaque, ao invés de “chibolete” os efraimitas pronunciavam “sibolete”. Então esse teste foi basicamente uma “senha linguística” que identificava a diferença de dialeto entre os povos semitas, e assim deixava claro quem era efraimita.

Ibsã era de Belém e foi um líder de Israel durante 7 anos. Ele teve 30 filhos e 30 filhas.