Qual foi a principal obra de Dante?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Dante Alighieri foi um dos mais importantes escritores humanistas do renascimento literário. Ele é considerado o maior escritor de língua italiana e um dos mais importantes da literatura universal. Sua obra mais relevante é o poema intitulado “A Divina Comédia”.

Dante Alighieri (1265-1321) foi o maior poeta italiano da literatura medieval. Autor do poema épico “A Divina Comédia” onde relata sua viagem imaginária ao inferno, purgatório e paraíso, encontrando mortos ilustres do passado ou de sua época, discutindo fé e razão, religião e ciência, amor e paixões.

O livro relata a viagem de Dante ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso. O poeta Virgílio o acompanha tanto ao inferno – um vale nas entranhas da terra – como ao Purgatório, local onde as almas se purificam dos pecados capitais. Beatriz, a musa de Dante, o conduz ao Paraíso, formado por nove céus.

O Inferno de Dante

  • 1º Círculo: Limbo.
  • 2º Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)
  • 3º Círculo: Lago de Lama (gula)
  • 4º Círculo: Colina de Rocha (ganância)
  • 5º Círculo: Rio Estige (ira)
  • 6º Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)
  • 7º Círculo: Vale do Flegetonte (violência)
  • 8º Círculo: Malebolge (fraude)

Em Monarchia (Monarquia), Dante Alighieri desenvolve o seu pensamento de filosofia política. e o princípio da laicidade passam por essa obra. O Papa Urbano VIII havia publicado a bula Unan sanctam em que declarava a submissão do poder temporal ao Espiritual, ou seja, do Estado à Igreja.

Dante Alighieri

A Divina Comédia (em italiano: La Divina Commedia, originalmente Comedìa e, mais tarde, denominada Divina Comédia por Giovanni Boccaccio) é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana e mundial, escrito por Dante Alighieri no século XIV e dividido em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.

No caso, A Divina Comédia começa na escuridão, passa pelo inferno, pelo purgatório e termina na luz do Paraíso. Não se entenda comédia no sentido de dar risadas, mas um conceito de enredo que possui um final feliz.

A Comédia foi o título escolhido por Dante, opção que ele justificava, numa epístola endereçada a Cangrande della Scala, por a ação dramática, agitada e terrível no Inferno, tornar-se serena e jubilosa no Paraíso, para além do facto de a obra ser escrita em vernáculo e não em latim.

O Senhor Deus aparece como três círculos que representam o Pai, o Filho e o Espírito Santo com a essência de cada Pessoa do Altíssimo, mas distintas e em unidade entre si - as três Pessoas da Santíssima Trindade.

A Vita Nova é o relato em prosa e verso do amor de Dante por Beatriz Portinari, escrito na primeira pessoa. A narrativa começa a partir do instante em que ele a viu pela primeira vez quando tinha nove anos e ela quase a mesma idade.

O inferno é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Essa organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos. O inferno foi criado da queda de Lúcifer do Céu.

Além disso, A Divina Comédia inspirou a própria Igreja (especialmente em suas descrições do inferno), pintores como Sandro Botticelli e Salvador Dalí e, depois de séculos, ainda influencia a cultura contemporânea, inspirando videogames como Dante's Inferno e Resident Evil, por exemplo.

Beatriz era uma jovem muito bela, que era musa de Dante Alighieri, sendo que o autor a usa como símbolo de fé personificada. Foi a musa de Dante no seu grande poema "A Divina Comédia". Embora não seja unânime, a tradição identifica-a como filha do banqueiro Folco Portinari.

Dante não escreveu apenas a Divina Comédia: ao fazê-lo em dialeto toscano, em lugar do tradicionalíssimo e culto latim, ele também estava inventando a língua italiana. E, por tabela, toda uma cultura universal. Dante sonhou com o paraíso, com o céu.