Qual foi a principal nação europeia atingida pela crise?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A Grécia foi o país da União Europeia mais atingido pelos desdobramentos da crise econômica que atingiu o globo em meados de 2008.

A crise econômica na UE é parte da crise global que abalou o mundo a partir de setembro de 2008 com a queda do Lehman Brothers.

Bulgária é o país

Sem Fronteiras: Bulgária é o país mais pobre da Europa.

Queda de exportações
O Brasil seria afetado pela recessão nos países ricos por causa das exportações. Elas responderam no primeiro trimestre deste ano por cerca de 19% do PIB. Se os países que mais compram do Brasil entram em recessão, ou os exportadores brasileiros vendem menos, ou os produtos caem de preço.

Diante dos efeitos defasados do aperto monetário, da persistência da inflação, dos riscos geopolíticos e da crise energética — que poderá ganhar força na chegada do inverno europeu —, a Europa está vendo uma desaceleração em diversos setores econômicos.

Altos índices de desemprego e níveis baixos de crescimento são as principais consequências sofridas pela maioria dos países. Na Europa, mais precisamente na zona do Euro, não é diferente.

Hoje, fazem parte da União Europeia 27 países.

O principal efeito da crise econômica foi a polarização política entre os movimentos e partidos de esquerda, que responsabilizavam o capitalismo e a grande burguesia pela crise econômica, e os grupos de extrema direita, apoiados pela grande burguesia e pela classe média.

Sinopse: A Crise da Consciência Europeia: 1680-1715 expõe os fundamentos do pensamento contemporâneo, abrangendo a filosofia, a literatura, a política e a sociedade de um período decisivo para a história da Humanidade.

Disputas industriais, escassez de pessoal, perdas nas exportações, aumento do custo de vida e taxas de juros mais altas significaram que a taxa de declínio econômico voltou a acelerar no início do ano”, completou.

Mary Myaluak Gai tinha 13 anos quando seu pai decidiu, sem sequer questioná-la minimamente, dá-la em casamento a um tio. A menina se recusou, mas a família a entregou assim mesmo ao homem, que, em primeiro lugar, decidiu estuprá-la. Mary vivia no Sudão do Sul e não tinha escolha senão fugir.

Burundi

Atualmente, o país mais pobre do mundo é o o Burundi, com uma renda anual ajustada pelo poder de compra de apenas $ 842. É encorajador o fato de que o número de pessoas que vivem em extrema pobreza, com uma renda inferior a US$ 1,90 por dia, diminuiu significativamente nos últimos anos. Congo (dem. rep.)

O mundo está a caminho de uma nova crise mundial, pelo menos é o que indica as previsões mais realistas, baseadas no relatório recente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o Fundo, 2023 será marcado por recessões, com um terço da economia global passando por dificuldades financeiras.

Resposta verificada por especialistas
A Alemanha foi o país mais atingido pela Crise de 1929 pois estava dependendo quase que inteiramente de importações para reaquecer sua economia, em decorrência dos prejuízos da perda da Primeira Guerra Mundial.

Esse cenário vai levar a economia global a uma desaceleração no crescimento, disse a Nomura Holdings em relatório. A consultoria estima que os países da zona do euro, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Canadá entrarão em recessão junto com os Estados Unidos.

Durante os últimos três meses de 2022, o PIB caiu 0,1% na União Europeia e ficou estável na zona do euro. Os números mais recentes significam que a região escapou por pouco de uma recessão, que é tecnicamente definida como dois trimestres consecutivos de contração econômica.

Alemanha

- A Alemanha é a nação mais rica (apresenta o maior PIB) da Europa Ocidental.

Já os efeitos sobre a economia brasileira podem ocorrer com a fuga de capitais, redução de investimentos produtivos no Brasil, retração do crédito, redução do consumo doméstico, e redução do consumo das commodities brasileiras agrícolas e metálicas.

Dos 17 países que não retomaram o nível de PIB de 2019, a Espanha se destaca com o pior desempenho. Está 6,8% abaixo do patamar necessário para reverter os efeitos da pandemia. Itália (3,2% abaixo do PIB de 2019), Japão (-2,9%) e Reino Unido (-2,6%) estão entre as nações mais distantes do patamar pré-pandemia.

Segundo a pesquisa, quase dois terços dos principais economistas acreditam que uma recessão global é provável em 2023, sendo que 18% consideram que seja “extremamente provável” – mais do que o dobro da pesquisa anterior, realizada em setembro de 2022.

A crise do século XIV é como os historiadores resolveram chamar a sucessão de acontecimentos catastróficos que afetaram a Europa medieval. Entre as tragédias, constam os grandes ciclos de fome — causados por mudanças climáticas —, as guerras, a ocorrência de revoltas populares e a peste negra.