Qual foi a principal mensagem deixada pelo texto a pedra no caminho?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nada de bom pode vir de uma nação – dizia ele – cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria.

Gabarito: a) O eu lírico do poema de Carlos Drummond de Andrade vê uma pedra "no meio do caminho", que é repetidamente mencionada, sugerindo um obstáculo ou desafio significativo. A repetição enfatiza a presença constante deste obstáculo, transmitindo a ideia de que o eu lírico está preso por ele.

Em seu poema, No meio do caminho, Carlos Drummond de Andrade poema sobre o que seria um acontecimento simples e banal, mas que ao ser dada a devida importância, simboliza de muitas formas os problemas mundanos enfrentados pelo homem em sua vida.

Consideradas por alguns como benéficas para a nossa energia interior, chegam até a ser consideradas mágicas de acordo com algumas tradições. Além do que as pedras simbolizam, certos especialistas (sem base científica) também certificam a elas poderes magnéticos e vibratórios, com propriedades de cura.

Manifesta ideias, emoções ou desejos. Não apresenta características do gênero dramático nem conta uma história. O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não.

Assim, a pedra no poema de Drummond pode ser entendida como uma metáfora para o desafio, a adversidade e a resiliência. Ela simboliza a necessidade de encontrar caminhos alternativos e de superar as dificuldades que surgem ao longo da vida.

a) A função predominante da linguagem no poema de Drummond é a poética, evidenciada pela repetição da frase "tinha uma pedra no meio do caminho", que enfatiza a presença do obstáculo representado pela pedra.

Os versos “nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas” passam uma sensação de cansaço e fadiga. Afinal, os problemas tendem a causar esses sentimentos em todas as pessoas.

A palavra “poema” vem do verbo grego “poiéo”, que quer dizer “fazer, criar ou compor”. Dessa forma, o poema é definido como um gênero textual e literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve. A estrutura básica de um poema contém versos, estrofes, rimas e ritmo.

Carlos Drummond de Andrade

Para marcar os 40 anos do poema “No meio do caminho”, Carlos Drummond de Andrade publicou, em 1967, o livro Uma pedra no meio do caminho – Biografia de um poema, no qual reuniu uma ampla seleção com o que foi dito sobre os famosos versos.

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Porém esta metáfora (comparação figurada) é também de uso popular. Às vezes a gente diz que tem uma pedra no nosso caminho, tem uma pedra no sapato, etc. É uma comparação que se refere a problemas que enfrentamos, a obstáculos que não nos deixam conquistar coisas que queremos, etc.

Ajuda a afastar energias negativas, acalma o emocional, ajuda a tirar ressentimentos e tristezas e estimula intuição! É a pedra da inocência e pureza. Traz sensação de bem estar e clareza de pensamento.

No nível esotérico, pedras e cristais são utilizados como elementos para desenvolver a intuição e a aprendizagem através dos sentidos mais elevados.

O poeta busca mostrar o mundo de um jeito novo, com a intenção de sensibilizar, convencer, fazer pensar ou divertir os leitores. Ele sugere associações entre palavras, seja pela posição que ocupam no poema, seja pela sonoridade, seja por meio de outros recursos.

Como surgiram os poemas? O poema surgiu da necessidade inata do indivíduo de se expressar. Contar a outrem seus anseios, desejos e súplicas. Reverenciar heróis, narrar histórias através dos versos e da musicalidade.

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.