Qual foi a principal ideia barroca que utilizamos até hoje na arquitetura?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.

5 construções de arquitetura barroca no Brasil

  • Igreja de São Miguel — Rio Grande do Sul. (Fonte: Câmara Municipal de São Miguel) ...
  • Igreja de Santo Antônio — Bahia. ...
  • Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo — Pernambuco. ...
  • Igreja de São Francisco de Assis — Minas Gerais. ...
  • Obras do mestre Aleijadinho — Minas Gerais.

Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.

Características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo. Sagrado versus profano.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Normalmente, quem se interessa por arquitetura gosta de desenho, história e artes. São pessoas atraídas por belas fachadas, estilos de construção e outros elementos que compõem o cenário urbano, sejam do passado ou até nos vislumbres para o futuro.

Conheça os 5 principais estilos arquitetônicos!

  • Clássico. Embora a arquitetura clássica date de séculos antes de Cristo, a sua influência ainda é bastante forte nos dias de hoje, proporcionando imponência, elegância e requinte às construções. ...
  • Gótico. ...
  • Moderno. ...
  • Minimalista. ...
  • Contemporâneo.

O Barroco recuperou o gosto pelo pictórico, pela movimentação das formas e pelo jogo incessante de planos, revelando a dualidade intrínseca do homem da época ligada aos ideais humanistas, mas preso à realidade do Absolutismo e da Contra-Reforma. Mais do que um estilo artístico expressou um modo de ser.

Suas primeiras obras aconteceram no século XVI e contaram com técnicas bastante simples, por meio da utilização de elementos como o pau a pique e o bambu. Com o passar do tempo, outros elementos, como alvenaria e taipa foram agregados à arquitetura barroca no Brasil.

São elas:

  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
  • A grandeza: ...
  • A sensualidade. ...
  • Emoção e encenação. ...
  • Valorização das luzes e sombras.

Pintura e Escultura Barroca
Na escultura, grande parte das obras barrocas são sacras, as quais privilegiaram o usos de materiais como barro cozido, cedro e pedra-sabão. A característica que mais se destaca em termos de pintura é a do jogo de luz e sombra.

Durante muito tempo, o estilo barroco foi considerado por muitos críticos da arte uma expressão artística “exagerada”, algo que beirava a bizarrice. Acostumados com as regras e métricas bem estabelecidas, muitos que criticavam a tendência não conseguiam compreender a essência do barroco.

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.