Qual foi a primeira visão de Jeremias?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Jeremias profetizou que o povo de Judá sofreria nas mãos de uma nação hostil como punição por seus pecados.

Deus ordenou a Jeremias que alertasse o povo de Jerusalém que, se não se arrependesse, a cidade seria destruída e o povo seria levado cativo. Jeremias também profetizou que dia viria em que todos os filhos de Israel seriam reunidos novamente e se tornariam o povo de Deus.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Jeremias 21–38.
Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

Versículos Populares do Livro de Jeremias
Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece". e o designei profeta às nações". Por isso, assim diz o Senhor: "Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei.

Como diz Jeremias 17 9, seu coração é enganoso e para ele deixar de enganá-lo faça de tudo para ter um ambiente e pessoas que te influenciem a isso.

Jeremias 38. Os governantes lançam Jeremias em uma cisterna lamacenta — Ele é libertado por Ebede-Meleque, um etíope, e colocado no átrio da guarda — Jeremias aconselha Zedequias a respeito da guerra.

As três orações de Jeremias acompanhadas das respostas de Deus (14.7-15.21). Do vs. 7 até 15.21 veremos as orações e as respostas de Deus a Jeremias.

Em Jeremias 7, o Senhor exorta os moradores de Judá e Jerusalém a corrigirem sua conduta. Seu comportamento falso e hipócrita irrita a Deus. Ele leva o profeta Jeremias à porta do Templo e os acusa de cometerem injustiça, idolatria, furto, mentira e etc.

O contexto histórico de Lamentações, de Jeremias, é a destruição de Jerusalém em 586 a.C., por Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o descumprimento da aliança com Deus por parte do seu povo.

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos.

Jeremias 3 contém outro exemplo de como o Senhor usou o casamento como símbolo de Seu relacionamento com Seu povo do convênio. Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

É considerado o autor de dois dos livros da Bíblia: Livro de Jeremias. Livro das Lamentações.

Baruque levou o rolo ao templo e leu para o público as palavras de Jeremias. Ele fez a leitura na sala de reuniões de Gemarias, filho de Safã, o secretário real, que ficava no pátio superior, perto da Porta Nova do templo.

Características predominantes nome Jeremias
Trabalhador incansável, dificilmente abdica do que se propõe, é tenaz e teimoso. A vontade de ser bem-sucedido tornam-no num lutador por vezes, com uma certa dose de agressividade. Cultiva o mistério e a busca pela verdade. Como gosta de ter poder, torna-se muito combativo.

É amplamente aceito que quem escreveu o livro de Jeremias foi o próprio profeta Jeremias contando com o auxílio de Baruque, seu escriba. Logo no primeiro versículo do livro de Jeremias, há a indicação de que o seu conteúdo consiste nas “palavras de Jeremias, filho de Hilquias” (Jeremias 1:1).