Qual foi a primeira vinícola do Brasil?

Perguntado por: anunes6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Cooperativa Vinícola Garibaldi

Localizada na cidade de Garibaldi (Terra do Champanha), RS, Serra Gaúcha, a história da Cooperativa Vinícola Garibaldi começou a ser escrita em 1931, pela união de 73 famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época.

Château de Goulaine | França.

Martim Afonso de Souza

A introdução da videira no Brasil foi realizada por Martim Afonso de Souza que trouxe as primeiras videiras de V. vinifera L. para a capitania de São Vicente, atual Estado de São Paulo, em 1532.

Vinícola Aurora

Vinícola Aurora
A maior vinícola do Brasil, sediada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, produz o Aurora Reserva Merlot, um vinho tinto seco, com bom corpo e premiado em diversos concursos internacionais de 2004 para cá, atingindo seu auge quando entrou na lista dos 100 melhores do mundo.

As primeiras videiras do Brasil foram trazidas pela expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1532. Brás Cubas, fundador da cidade de Santos, é, reconhecidamente, o primeiro a cultivar a vinha em nossas terras.

em 1532

No Brasil, o cultivo da uva começou em 1532, trazida pela expedição do português Martim Afonso Pena. É uma das frutas mais exportadas e também uma das mais importadas pelo Brasil. A uva contém vitaminas, minerais, como o cálcio, o fósforo, o magnésio, o cobre e o iodo.

A vinícola Aurora, localizada na Serra Gaúcha, é a maior vinícola do Brasil e dois de seus vinhos (Aurora Espumante Moscatel, Aurora Reserva Merlot) estão listados dentre os 100 melhores vinhos do mundo em um ranking criado pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos.

Vinícola mais bonita do Brasil - Vinícola Luiz Argenta

  • Vinícola Luiz Argenta.
  • Flores da Cunha - O que fazer.
  • Flores da Cunha.
  • Rio Grande do Sul (RS)
  • Brasil. mais.

No Egito, foram encontrados os principais registros do vinho, especificamente pinturas e documentos datados de 3000 a 1000 a.C. Neles, era possível observar como ocorria a plantação das parreiras, a prensa com os pés depois da colheita, a fermentação até o armazenamento.

Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado.

Como a história do vinho começou no Brasil. Esta história começou no ano de 1532, quando Martin Afonso de Souza, um colonizador e expedicionário importante, trouxe as primeiras videiras para plantio. Porém, foi Brás Cubas, fundador da cidade de Santos, quem foi o primeiro a cultivar a vinha nas terras do nosso país.

A história dos vinhos no Brasil
Tanto é que a primeira casta a render bons frutos no território nacional foi a isabel (vitis labrusca), na encosta Superior do Nordeste, no Rio Grande do Sul, somente por volta de 1742.

É feito com uvas da Serra da Canastra, em Minas Gerais, a 1.100 metros de altitude, o melhor vinho brasileiro. E quem assina embaixo é o Decanter World Wine Awards, o mais importante concurso mundial do setor.

Zuccardi Valle de Uco em Mendoza, Argentina, foi eleita pela terceira vez como a melhor vinícola do mundo no ranking World's Best Vineyards.