Qual foi a primeira usina hidrelétrica construída no Brasil?

Perguntado por: idias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Primeira Usina hidrelétrica da América do Sul inaugurada em 1889, foi construída por iniciativa de Bernardo Mascarenhas que desejava utilizar energia hidrelétrica em sua fábrica (Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas) e na iluminação da cidade.

Construída em 1889 na cidade de Juiz de Fora (MG), a primeira hidrelétrica brasileira e da América do Sul deixou de gerar energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) nessa quinta-feira, 2 de abril, conforme o despacho nº 928 publicado pela Aneel no Diário Oficial da União.

A energia hidrelétrica se tornou uma fonte de eletricidade no final do século XIX, depois que o engenheiro britânico-americano James Francis construiu a primeira turbina hidráulica moderna. Em 1882, a primeira usina hidrelétrica do mundo começou a operar em Appleton, Wisconsin, nos Estados Unidos.

A primeira central termelétrica foi instalada também em 1883, justamente em Campos, com uma capacidade total de 52 kW para abastecer as 39 lâmpadas da iluminação pública da cidade. Já a primeira usina foi construída em Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul, e operou entre 1924 e 1956.

UHE Belo Monte

O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado.

Ilustração: U.S. Army Corps of Engineers. / Wikimedia Commons. Mas o acionamento do primeiro sistema de conversão de hidroenergia em energia elétrica do mundo ocorreria somente em 1897 quando entrou em funcionamento a hidrelétrica de “Niágara Falls” (EUA) idealizada por Nikola Tesla com o apoio da Westinghouse.

No Brasil, a primeira hidrelétrica foi instalada no município mineiro de Juiz de Fora e entrou em operação pouco tempo depois da norte-americana, em 1889. A Usina de Marmelos recebia as águas do rio Paraibuna e foi também o primeiro empreendimento do tipo na América do Sul.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil tem em operação 219 usinas hidrelétricas de grande porte, as UHEs, além de 425 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 739 centrais geradoras hidrelétricas (CGHs).

1879

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

Angiquinho

Descrição: Angiquinho é o nome dado à primeira usina hidrelétrica do nordeste, localizada na margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso, no Rio São Francisco. Inaugurada em 26 de Janeiro de 1913 pelo então empresário Delmiro Gouveia, 1ª Hidrelétrica da Cachoeira de Paulo Afonso e a 1.

The São Paulo Tramway, Light and Power, primeira grande empresa de energia elétrica do país, é constituída em Toronto (Canadá) por capitalistas e técnicos canadenses e norte-americanos, assumindo rapidamente o monopólio dos serviços de bondes elétricos e de fornecimento de energia na capital paulista.

5 de maio de 1984

Pearl Street Station

A primeira usina do mundo foi a Pearl Street Station, em Nova York. Inaugurada em 1882, ela usava motores a vapor e inicialmente atendia 400 lâmpadas.

5 maiores hidrelétricas do mundo

  • Três Gargantas, China (22.500 MW)
  • Itaipu, Brasil e Paraguai (14.000 MW)
  • Xiluodu, China (13.860 MW)
  • Belo Monte, Brasil (11.233 MW)
  • Guri, Venezuela (10.200 MW)
  • E por falar em Usinas....

Das dez maiores hidrelétricas do planeta, três são brasileiras: Itaipu Binacional, Belo Monte e Tucuruí. Não por menos, a geração hidrelétrica é a principal fonte de energia do Brasil e, mais do que isso, o país pode se orgulhar de ter um parque considerável de usinas desse tipo.

A Usina de Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, além de ser a maior hidrelétrica do planeta, exerce outras duas importantes funções: primeiramente, ela ajuda no controle de enchentes causadas pela dinâmica fluvial da região e, em segundo lugar, colabora para a facilitação do transporte hidroviário ao longo do ...

Três Gargantas

Depois de 13 anos de obras, o governo da China inaugurou no fim de semana, oficialmente, a construção da represa que substituirá Itaipu (controlada por Brasil e Paraguai) como a maior hidrelétrica do mundo: o Complexo de Três Gargantas -185 metros de altura e 2,3 quilômetros de extensão -no rio Yang-tsé.

A primeira cidade a receber luz elétrica nas ruas foi Campos dos Goytacazes, maior município do interior do Rio de Janeiro, em 1883. Isso ocorreu pelo fato da cidade ter recebido uma usina termelétrica. Aliás, foi a primeira cidade a inaugurar a iluminação pública em toda a América latina.

A usina hidrelétrica Itaipu Binacional está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai.

Itaipu Binacional