Qual foi a primeira teoria demográfica?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 17 votos

Teorias demográficas são também chamadas de teorias do crescimento demográfico. A primeira delas foi a proposta por Thomas Malthus, conhecida como malthusianismo.

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração.

A Teoria Neomalthusiana foi desenvolvida na segunda metade do século XX em um contexto de preocupação com o crescimento exacerbado da população. Os neomalthusianos apontam que o crescimento populacional é a principal causa da geração de pobreza em todo o globo.

Já a teoria Neomalthusiana defendia que o aumento da população e o aumento da miséria estavam associados. De acordo com essa tese, quanto mais pessoas, maior seria a pobreza. Logo, continuaria sendo necessário o controle da natalidade, mas dessa vez, com o uso de métodos contraceptivos e de políticas antinatalistas.

O que é a teoria malthusiana? A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.

Teorias demográficas são também chamadas de teorias do crescimento demográfico. A primeira delas foi a proposta por Thomas Malthus, conhecida como malthusianismo.

Thomas Robert Malthus

Teoria Malthusiana ou Malthusianismo é um estudo demográfico criado em 1798 pelo pastor anglicano Thomas Robert Malthus. Considerado o “pai da demografia”, o economista britânico foi o primeiro a estudar com profundidade o crescimento populacional.

Qual a origem da demografia? A demografia é uma ciência que tem sua origem atrelada à preocupação de diversos estudiosos com as análises populacionais, em especial, com o crescimento do número de indivíduos no mundo e as implicações econômicas desse cenário.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

A CRÍTICA DE MARX À TEORIA MALTHUSIANA
Para Marx, era “odioso colocar a culpa da pobreza nos pobres”, uma vez que o verdadeiro responsável pelo agravamento da pobreza no mundo era o sistema capitalista, ao não incluir todos de forma minimamente igualitária, gerando assim as desigualdades dentro da sociedade.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

A teoria reformista foi criada na segunda metade do século XX como um contraponto às teorias malthusiana e neomalthusiana. O malthusianismo surgiu no contexto da Primeira Revolução Industrial.

As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...

Teoria Reformista (ou Marxista)
Alguns pensadores contrários criticaram a abordagem de “os pobres causam a superpopulação”, e a Teoria Reformista foi uma das principais oposições a isto. Essa teoria tem como principal argumento que a causa da fome e da pobreza é a má distribuição de renda.

A teoria populacional neomalthusiana, ou neomalthusianismo, é uma teoria demográfica contemporânea adaptada da teoria desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736-1834).

A teoria da transição demográfica é hoje uma das principais utilizadas nos estudos populacionais.

Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de ...