Qual foi a primeira sobremesa do mundo?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ashure

Ashure: Conheça a sobremesa mais antiga do mundo, feita com grão-de-bico e feijão. RIO — Quem dispensa um bom doce depois de uma refeição? Pode ser de chocolate, amendoim, frutas, entre muitas outras opções.

A idéia da sobremesa servida no final da refeição é relativamente moderna. Segundo historiadores, se deu graças a Catarina de Médici, que em 1533 saiu de Florença para se casar com o futuro rei francês Henrique II. A italiana levou para a França muitos livros de receitas e seus próprios cozinheiros.

Na língua portuguesa, sobremesa decorre da construção morfológica de sobre + mesa, com sobre significando após, depois, aquilo que sucede e mesa significando a refeição principal que se consome à mesa. Portanto, sobremesa significa depois da mesa ou aquilo que sucede a refeição principal.

Banquetes medievais e a criação da sobremesa
Os banquetes na época eram longos, fartos e diversos alimentos diferentes eram colocados à disposição dos convivas. Até a Renascença, o termo sobremesa tem efeito no sentido literal: limpar a mesa, quando a refeição terminou.

1. Brigadeiro. Pra começar, tem que ser ele, o queridinho das festas de crianças e da “maratona de séries” durante as tardes chuvosas. Poucos doces no mundo fazem tanto sucesso quanto ele!

Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca. No Nordeste os bolos homenageavam as famílias através de receitas especiais como o Souza Leão, Luís Felipe, Guararapes,etc.

Apesar de ser uma sobremesa bastante tradicional nos lares brasileiros, os indícios apontam que o pudim nasceu em Portugal. Mas o Pudim de Leite Moça é genuinamente brasileiro.

Segundo a nutricionista, os doces são considerados sobremesas quando são consumidos após as refeições principais, tais como o almoço e o jantar.

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Na verdade, tudo começou com imigrantes chineses, no final no século 19, que preparavam o famoso rolinho de primavera, iguaria que carrega algumas características do pastel, como a massa frita. Dizem até que eles adaptaram a receita para incluir recheios mais conhecidos pela população brasileira, como a carne moída.

Coma a sobremesa primeiro! Estudo do Imperial College London afirma que garantir alimentos ricos em açúcar no início da refeição reduz o apetite para o prato principal.

so·bre·me·sa |ê| Doce, frutas, queijo, etc., que se comem no final de uma refeição; pospasto; postre.

O pavê é um doce de origem francesa. Seu nome surgiu da palavra pavage que em francês significa “pavimento”. Isso se deve pela forma em que a sobremesa é montada, com camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo, lembrando o pavimento da construção civil.

dessert s (plural: desserts)

Primeiro, vamos começar pelo básico: sobremesa, em inglês, é dessert. Mas atenção: no inglês americano, para falar de docinhos e balas em geral, usa-se a palavra candy e, no inglês britânico, é mais comum usar sweet ou treat.

A profissional explica que não é estritamente necessário comer a sobremesa apenas após grandes refeições, mas o ideal é consumir os doces depois de preparações equilibradas, que tenham, sobretudo, a presença de fibras.

Uma alimentação saudável também precisa ser prazerosa e, para isso, a sobremesa é considerada indispensável! Ter hábitos alimentares equilibrados, inclusive, é fundamental para ter uma rotina mais feliz e sem estresse.

nome [Cozinha/Alimentação] dessert; entremets.

franceses

A França é a terra da confeitaria, o que faz com que os doces sejam uma parte fundamental de sua gastronomia. Os franceses contam com uma infinidade de delícias que representam seu país e fazem parte de sua cultura.

A taumatina é um adoçante natural. É a substância mais doce conhecida (cerca de 3 mil vezes mais doce que o açúcar), um potente realçador de sabor/aroma e tem a capacidade de mascarar sabores residuais indesejáveis de inúmeras substâncias, incluindo adoçantes artificiais.