Qual foi a primeira Regionalização do Brasil?

Perguntado por: lesteves2 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

No ano de 1941, o IBGE elaborou proposta de regionalização baseada nas características fisiográficas do território nacional e respeitando as fronteiras administrativas estaduais. Na primeira regionalização, foram propostas cinco divisões, as regiões Norte, Nordeste, Sul, Leste e Centro-Oeste.

A primeira regionalização oficial do Brasil, elaborada pelo IBGE e estabelecida em 1942, delimitava as regiões de acordo com suas características naturais. Ela foi modificada em anos posteriores por causa de alterações na configuração territorial do país, pois foram criados e extintos territórios federais.

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em virtude das alterações da Constituição de 1988. Com as mudanças realizadas, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais.

São elas:

  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

A primeira divisão regional do Brasil foi feita por Delgado de Carvalho, em 1913, tendo por base os elementos do meio físico e a posição geo- gráfica ao dividir o país em cinco regiões: Brasil Setentrional ou Ama- zônico (Acre, Amazonas e Pará); Brasil Norte-Oriental (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, ...

A principal forma de regionalização do Brasil foi estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no século XX. O principal critério utilizado foram as semelhanças naturais das áreas, em termos de biomas, clima, relevo; além de similaridades entre aspectos humanos e culturais.

- O Brasil teve a primeira divisão territorial logo após seu descobrimento, com a criação de 15 capitanias hereditárias, uma saída para a Coroa Portuguesa delegar a administração do vasto território de sua colônia a particulares. - O sistema durou até 1759, quando a hereditariedade foi extinta.

O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941, sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães.

A regionalização do Brasil mais popular é aquela que divide o território em Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Mas existem outras formas de dividir as regiões brasileiras.

Atualmente, a regionalização vigente é a de 1970 (a qual sofreu alterações após a Constituição de 1988), que divide o Brasil em cinco regiões:

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Norte.
  • Nordeste.
  • Centro-Oeste.
  • Sudeste.
  • Sul.

A regionalização divide o país em região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia. A divisão regional leva em consideração os aspectos socioeconômicos e o meio geográfico, destacando a articulação do território brasileiro inserido como uma economia periférica no capitalismo globalizado.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação), econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia), políticos (regimes de governo), sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH), culturais (religiões, etnias), ...

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

Em 1509, os portugueses dividiram o território brasileiro em sete províncias de acordo com os principais benefícios que cada região proporcionava. Essas províncias eram extensões enormes de terra com fronteiras bem definidas.

A necessidade de um conhecimento aprofundado do Território Nacional, visando, na década de 1940, mais diretamente à sua integração e, nas divisões posteriores, à própria noção de planejamento como suporte à ideia de desenvolvimento, passou a demandar a elaboração de divisões regionais mais detalhadas do País, isto é, ...

A primeira divisão do território do Brasil em grandes regiões foi proposta em 1913, os "cinco brasis", para ser usada no ensino de Geografia. Os critérios utilizados para fazê-la foram físicos, já que a natureza era considerada duradoura e as atividades humanas, mutáveis.

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Na primeira regionalização, foram propostas cinco divisões, as regiões Norte, Nordeste, Sul, Leste e Centro-Oeste. Já em 1969, há revisão desta proposta, resultando na atual regionalização do Brasil (atualizada posteriormente devido a criação de novos estados).

Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia; Região Centro-Oeste: Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Região Concentrada: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.