Qual foi a primeira promessa de Deus a Abraão?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O sinal do convênio que Deus fez com Abraão foi a circuncisão. A circuncisão simboliza pureza perante Deus e também é um lembrete simbólico das promessas que o Senhor fez a Abraão com respeito a sua posteridade. Você pode ler mais sobre a circuncisão no Guia para Estudo das Escrituras.

Deus pede a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Abraão mostra obediência ao Senhor, mas um anjo o faz parar. O Senhor providencia um carneiro para o sacrifício.

Após várias provações, o Deus hebreu prometeu a Abrão (ainda com este nome) a possibilidade de gerar descendentes. Assim, Abrão passou a realizar o antigo ritual de abate de animais em homenagem ao Deus hebreu.

Deus mesmo chama Abraão para sair da terra dele e se tornar um peregrino. Deus promete abençoar todas as famílias da terra por intermédio de Abraão mas para isso torna Abraão um estrangeiro, um peregrino, que tem que atravessar muitas fronteiras para alcançar a promessa de Deus.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

75 anos

O tempo foi um deles, pois Abraão recebeu a promessa de Deus aos 75 anos, já com idade avançada e só a viu cumprida aos 100 anos.

Deus prometeu-nos a Vida Eterna
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Esta é a maior promessa de Deus: a Vida Eterna! Ele entregou o Seu próprio Filho para que fôssemos alcançados por essa promessa (João 3:16).

O Senhor prometeu a Abraão que, por meio de seus descendentes, “[seriam] abençoadas todas as famílias da Terra, sim, com as bênçãos do Evangelho, que são as bênçãos de salvação, sim, de vida eterna” (Abraão 2:11).

A visão de Deus, um anjo e a voz do Senhor, enquanto Abraão estava deitado sobre o altar. (Ver Abraão 1:15–19.) O Senhor aparece a Abraão quando ele ora na terra de Harã. (Ver Abraão 2:6–11.)

Essa benevolente promessa era incondicional. “Por meio de Sara, o Senhor multiplicaria os descendentes de Abraão e daria a ele a terra de Canaã (Gênesis 13.14-17)”.

Que Deus ressuscitaria seu filho. Abraão cria que nem a morte colocava limites no poder de Deus. Quando estamos com Deus a morte não tem a última palavra. Isaque esperou 20 anos o nascimento de seus filhos e a Bíblia diz que Rebeca, sua mulher, era estéril e ele orou por ela todos esses anos.

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

E como o anel de aliança entre o homem e a mulher é o símbolo do casamento, o sacrifício de animais foi o símbolo dessa aliança entre Abrão e Deus.

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q.

Na verdade Deus mandou Abraão se afastar dos pais pq eles eram péssimos exemplos e atrasavam a vida dele. Mas ele só saiu de Harã para Canaã depois que Terá morreu.