Qual foi a primeira profissão feminina no Brasil?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Então o primeiro trabalho da mulher na sociedade foi o do cuidado (trabalho esse que permanece até os dias atuais).

Algumas conquistas do feminismo incluem o direito ao voto, acesso à educação, igualdade no local de trabalho, direito ao divórcio, direitos reprodutivos e maior representatividade política.

Mary Wollstonecraft

Mary Wollstonecraft (1759-1797), é geralmente considerada – por boas razões – a fundadora do feminismo. Seu pensamento marca a primeira elaboração sistemática de um entendimento das raízes da opressão sofrida pelas mulheres.

As mulheres eram propriedade de seus pais, maridos, irmãos ou quaisquer que fossem os chefes da família. Nesse período, a luta das mulheres era focada em algumas carências extremamente significativas à época: direito à vida política, educação, direito ao divórcio e livre acesso ao mercado de trabalho.

O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 1968 e 1977. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.

2006 – É sancionada a Lei Maria da Penha
Definitivamente, essa é uma das conquistas do feminismo mais importantes para as mulheres brasileiras. A Lei nº 11.340/2006 foi sancionada para combater a violência contra a mulher.

A seguir, confira algumas dessas pensadoras e as principais reflexões que você precisa conhecer:

  • Simone de Beauvoir. A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. ...
  • Angela Davis.
  • Judith Butler.
  • Linda Nochlin.
  • Djamila Ribeiro.
  • Chimamanda Ngozi Adichie.

O ano inicial do feminismo e o movimento sufragista. A primeira onda do feminismo teve início no século XIX, mais especificamente no ano de 1848, quando Elizabeth Stanton e Lucretia Mott começaram reuniões com pautas feministas.

Os 3 pilares do feminismo são: Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão — conceitos já bem conhecidos e discutidos no mundo todo.

No século 19, a condição da mulher brasileira acompanhava as desigualdades sociais e econômicas do país. O Brasil era uma sociedade baseada na escravidão que oprimia tanto a mulher negra na sua condição de escrava; e a branca, restrita às tarefas do lar. Durante o Império foi reconhecido o direito à educação feminina.

O conceito pode ser rastreado até 150 a.C., mas aparece em inglês pela primeira vez no século XVII. Uma notável acadêmica feminista que escreveu de maneira substancial sobre as lutas das mulheres, criticando com veemência a dinâmica do poder social, é “bell hooks”, pseudônimo de Gloria Jean Watkins.

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

Apesar de séculos de história e reivindicações, o feminismo na sociedade atual ainda é uma luta mal compreendida — inclusive pelas próprias mulheres. Uma luta que não busca a competição, como alguns sugerem, mas que visa a conquista de direitos na sociedade.

No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.